Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

segunda-feira, 9 de maio de 2011

SOGIRGS RECOMENDA VACINAÇÃO CONTRA VÍRUS INFLUENZA PARA TODAS AS GESTANTES


A Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (Sogirgs) recomenda a vacinação contra o vírus Influenza para todas as gestantes. De acordo com Flávio Vieira, presidente da entidade, ser gestante é considerado um dos fatores de risco para complicações pelo vírus, assim como ter menos de 2 anos de idade e mais de 60.
O sistema imunológico das mulheres grávidas fica ligeiramente enfraquecido, com diminuição da imunidade celular, maior consumo de oxigênio e redução da capacidade residual funcional, explica Vieira. Estes fatores contribuem para que a doença em grávidas seja mais grave.  
Até o dia 13 de maio, o Programa Nacional de Imunizações/Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde realiza a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Nesta campanha, a vacinação focará as gestantes, idosos com 60 anos e mais de idade, indígenas e trabalhadores de saúde e crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos. A vacinação desses grupos é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a mais custo-efetiva estratégia de prevenção para a redução da ocorrência da doença, internações e óbitos.
O Comitê Consultivo em Práticas de Imunizações (ACIP), do Centro de Controle de Doenças (CDC), também recomenda a vacinação de rotina contra a influenza para todas as mulheres gestantes durante o inverno. Durante a epidemia da influenza sazonal, pandemias anteriores e com a pandemia pela influenza A (H1N1) em 2009, a gravidez colocou as mulheres saudáveis em risco aumentado, sendo as gestantes consideradas de alto risco para a morbidade e a mortalidade, reforçando a necessidade da vacinação.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário