Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

segunda-feira, 2 de maio de 2011

PORQUE CANGUÇU É O ÚNICO MUNICÍPIO DA REGIÃO QUE POSSUI UM CENTRO REGIONAL DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS

Apenas 10% dos municípios brasileiros possui um CEO

Os Centros de Especialidade Odontológicas são uma das linhas de ação do Brasil Sorridente, a primeira política nacional de saúde bucal já desenvolvida no País, com o objetivo de ampliar o atendimento e melhorar as condições da população brasileira nesta área. Com essas unidades, qualquer cidadão passa a ter acesso a tratamento odontológico especializado na rede pública, como canal, doenças da gengiva, cirurgias, câncer bucal em estágio mais avançado, endodontia e ortodontia.
Dados apurados pelo Governo Federal antes da implantação dos CEOs, indicavam que 30 milhões de brasileiros nunca tinham ido ao dentista.  Em outros números, 13% dos adolescentes nunca tinham ido ao dentista; 20% da população brasileira já perdera todos os dentes e 45% dos brasileiros não tinham acesso regular a escova de dente.
Foram implantados aproximadamente 400 Centros de Especialidade em Odontologia (CEO) distribuídos em todos os estados brasileiros e implantados nos municípios que já apresentavam um histórico de referência em atendimento especializado de outras áreas, e Canguçu, é um destes municípios.


Laboratório de Próteses Dentárias

Cada CEO faz o atendimento clínico especializado que não puder ser executado nas unidades básicas e conta com um laboratório de próteses dentárias que podem executar os serviços protéticos que estão sendo desenvolvidos por qualquer outro serviço odontológico.
Os atendimentos são encaminhados pela rede básica, que passa pelo ESF dos bairros, Posto Central, postos do interior e dos municípios que fazem parte da rede de atendimento do CEO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário