Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quinta-feira, 5 de maio de 2011

CADERNO SAÚDE DA FAMÍLIA – ATIVIDADES FÍSICAS DIMINUEM COLESTEROL

Não importa se você pratica caminhada, corrida, musculação, natação…
Especialistas gaúchos descobriram que a prática regular de exercícios, qualquer que seja o tipo, ajuda e muito a baixar o nível de glicose no sangue de pacientes com diabetes tipo 2 com eficácia equivalente à de um remédio.
Sabe-se da importância que uma atividade física regular tem para a saúde e qualidade de vida das pessoas em geral, inclusive diabéticos. O que não estava claro, até o momento, tanto para os pacientes quanto para os médicos, era qual o tipo de exercício mais adequado, seguro e eficaz para diabéticos: aeróbico, localizado ou uma combinação dos dois?
O estudo inédito desenvolvido por pesquisadores dos serviços de Endocrinologia e Cardiologia e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) responde a essa pergunta e deve ter grande impacto no tratamento dos portadores de diabetes tipo 2, que só no Brasil atinge quase 16 milhões.
Segundo os pesquisadores, controlar o nível de glicose no sangue através de exercícios físicos não depende da modalidade escolhida, mas da regularidade e da forma como eles são praticados.
As pessoas com o chamado “diabetes da maturidade”, segundo o estudo, devem realizar mais de 150 minutos de exercícios por semana, podendo escolher o tipo que mais lhes agradar, mas sempre priorizando o treinamento físico estruturado, ou seja, aquele que envolve uma programação detalhada e seu rígido cumprimento.
O estudo constatou, inclusive, que a eficácia dos exercícios é maior quando o médico prescreve ao diabético um treinamento físico acompanhado por profissionais especializados do que naquelas situações em que simplesmente recomenda que o paciente pratique alguma atividade física.
Portanto, o recado da SMS é simples: Faça da atividade física regular uma rotina na sua vida. Sua saúde, e também o bom humor, vão melhorar!

Fonte: www.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário