Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

terça-feira, 17 de maio de 2011

PREFEITO CÁSSIO MOTA E SECRETÁRIA MARIZA ASSINAM O CONTRATO DE FONOAUDIOLOGIA PARA A SMS

Secretária Mariza também assinou o termo

A Prefeitura Municipal assinou hoje á tarde, o termo de contrato com a Fonoaudióloga Fernanda Oneida Santos dos Santos. A profissional de fonoaudiologia, prestará serviços de atendimento á comunidade, através de encaminhamentos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Durante a assinatura do termo, Prefeito Cássio Mota falou da importância deste serviço que agora estará disponível á comunidade. A Fonoaudióloga, profissional da área da saúde que pesquisa, previne, avalia e trata e aperfeiçoa os padrões da voz, fala, linguagem e audição, atenderá em Consultório Particular localizado na Rua General Osório 1.173 – Centro de Canguçu.
Também assinaram o termo, a Secretária Municipal de Saúde - Mariza Helena Eslabão e o Secretário Municipal de Administração – Paulo Peres.


Prefeito Cássio e a Fonoaudióloga Fernanda Oneida

Saiba um pouco mais sobre a deficiência de audição:
A surdez é um defeito invisivel. Costuma-se não perceber a importância da audição em nossas vidas, a não ser quando começa a faltar a nós próprios. A audição é o sentido que mais nos coloca dentro do mundo e a comunicação humana é um bem de valor inestimável.
Graus de surdez: O que se sente?
Nos casos de perda auditiva de grau leve as pessoas podem não se dar conta que ouvem menos; somente um teste de audição (audiometria) vai revelar a deficiência. Quando a perda auditiva passa a ser moderada para severa, os sons podem ficar distorcidos e na conversação as palavras se tornam abafadas e mais difíceis para entender, particularmente quando têm várias pessoas conversando em locais com ruído ambiental ou salas onde existe eco. O som da campainha e do telefone tornam-se difíceis para serem ouvidos; o deficiente auditivo pede a todo momento que falem mais alto ou que repitam as palavras.
Recém-nascidos com surdez severa e profunda não se assustam com sons altos. Crianças com problemas de audição, sem a devida assistência, têm dificuldades no desenvolvimento da linguagem. Se chegam à idade escolar sem que a surdez tenha sido diagnosticada, o aprendizado será difícil, simplesmente porque essas crianças ouvem mal o que está sendo ensinado.
Em alguns casos de surdez existem sintomas adicionais, como por exemplo, zumbido e vertigem na doença de Meniére. Na infecção do ouvido médio a surdez vem acompanhada de dor e febre.
Fique atento, em algum destes casos, procure o fonoaudiólogo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário