Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quinta-feira, 26 de maio de 2011

ESF VILA FONSECA – INTEGRADO Á COMUNIDADE

A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.
Inserida neste contexto, além das atividades curativas (consultas médica, odontológica e de enfermagem) a ESF 02 Vila Fonseca desenvolve ações em grupos voltadas à promoção da saúde e prevenção de agravos. Dentre esses destacam-se os grupos de hipertensos e diabéticos (HIPERDIA) realizados às quintas-feiras pela manhã, o grupo de gestantes com palestras e atendimento médico pré-natal feitos na própria unidade de saúde na primeira sexta-feira de cada mês e as inovações da ESF 02 Vila Fonseca em Canguçu que são o grupo de auto-estima e o grupo de mães e bebês. Este último é destinado às crianças de 0 a 2 anos e seus responsáveis.
Em duas tardes por mês são realizadas atividades educativas relativas à saúde da criança, além de consulta de rotina de puericultura, avaliação médica e vacinação. No último encontro realizado em 13/05/11 foi abordado o assunto “ferro e anemia ferropriva”, problema bastante prevalente nesta faixa etária e que pode ser evitado com orientação nutricional adequada, além da suplementação de ferro indicada e disponibilizada pelas ESFs. Em crianças a anemia está associada ao retardo do crescimento, comprometimento da capacidade de aprendizagem (desenvolvimento cognitivo), da coordenação motora e da linguagem, efeitos comportamentais como a falta de atenção, fadiga, redução da atividade física e da afetividade, assim como uma baixa resistência a infecções.

Fonte: cangucuemfoco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário