Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

terça-feira, 10 de maio de 2011

SMS ENCAMINHA 800 EXAMES DE RAIO X E 200 DE UTRASSOM TODO MÊS


A procura por exames de Raio – X e Ultrassom, geralmente superam as cotas firmadas em contrato com a empresa que presta o atendimento à SMS. A demanda que chega ser 20% maior, geralmente fica para o mês seguinte.
Como é o procedimento:
Para realizar um Raio – X, o paciente primeiro passa pelo médico, e dependendo dos sintomas, ou do que o paciente sugere estar sentindo, é encaminhado para um exame mais detalhado. Logo depois, o paciente passa pela Recepção – no 1º piso, junto à Secretaria Municipal de Saúde, carimba a requisição e desce até a Clínica de Radiologia da SMS, junto ao PAM – Pronto Atendimento Municipal, para agendar o seu exame.
Conforme a Auxiliar de Raio X – Patrícia Machado Ferreira, o agendamento fica entre 15 e 20 dias, sempre procurando viabilizar horários compatíveis com o paciente. Por exemplo, ás pessoas do interior, são sugeridos horários que permitam o paciente fazer o exame sem se preocupar com os horários dos ônibus. O horário das 8 ás 12 horas e das 13 ás 18 horas, também permite ás pessoas da cidade, ou que trabalham, horários flexíveis para a realização dos seus exames.
Uma equipe de 5 profissionais, além dos horários destinados ao público, se revezam no plantão que funciona todos os dias, 24 horas.
Os exames de Raio X levam entre 7 e 10 dias para ficar pronto, quando o paciente deve retornar e solicitar o laudo. O paciente mesmo sentindo-se curado, deve levar o laudo para que seja avaliado pelo seu médico, orienta Patrícia Machado.
São em média 20 exames encaminhados diariamente, contemplando uma cota de 800 exames de Raio – X e mais 200 de Ultrassom todos os meses. Os 800 exames, não significam o mesmo número de pacientes atendidos, diz Patrícia. Um exame de coluna total exige 4 exames (dorsal, cervical, sacral e lombar), citou como exemplo.
Para realizar um Ultrassom, o procedimento é diferente. Os exames são marcados pelo Setor de Agendamento de Consultas e Exames, que também funciona no primeiro piso, e os procedimentos são realizados todas as quintas-feiras todo dia e sextas-feiras á tarde, e levam de 3 a 4 dias para serem entregues aos pacientes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário