Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quinta-feira, 5 de maio de 2011

COMUNIDADE AGORA PODE CONTAR COM OS SERVIÇOS DE FONOAUDIOLOGIA DA SMS

Secretária Mariza recebeu a nova fonoaudióloga

A SMS fez ontem, 04 de maio, o credenciamento da Fonoaudióloga Fernanda Oneida Santos dos Santos, que atenderá em Consultório Particular localizado na Rua General Osório 1.173 – Centro de Canguçu. O termo assinado ontem, que prevê o credenciamento por doze meses, garante a sua rescisão ou prorrogação por mais doze meses, conforme a sua necessidade.
A profissional de fonoaudiologia, prestará serviços de atendimento á comunidade, através de encaminhamentos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, podendo realizar até 210 (duzentos e dez) sessões por mês ao valor de R$ 10,00 por sessão.
O que é Fonoaudiologia?
É a ciência que estuda a comunicação humana oral, escrita, voz, fala e audição, em seus aspectos normais e patológicos abrangendo a fonoaudiologia estética, terapêutica-clínica e educacional.
O Fonoaudiólogo é um profissional da área da saúde que pesquisa, previne, avalia, trata e aperfeiçoa os padrões da voz, fala, linguagem e audição.
Algumas áreas de Atuação da Fonoaudiologia:  
Reabilitação de crianças que apresentam atraso no desenvolvimento da linguagem, trocas, distorções e/ou omissões de sons da fala.
Terapia em adultos, adolescentes e crianças com problemas no ritmo da fala. (gagueira, taquilalia, bradilalia)
Reabilitação de pessoas com comunicação prejudicada devido à Deficiência Mental, Paralisia cerebral, Afasias, Disfagias, Disartrias.
Reabilitação de pessoas com problemas de linguagem após derrames cerebrais (em domicilio quando necessário)
Tratamento e orientações nos Distúrbios de Leitura e Escrita, Dislexia, Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade, Disgrafia (incoordenação para a escrita), Discalculia (dificuldades para cálculos, organização do pensamento lógico).
Assessoria e Consultoria Escolar (orientação a pais e professores, triagem escolar, assessoria no planejamento escolar, prevenção através de atividades fonoaudiológicas na escola, etc )
Orientação quanto aos hábitos orais (chupeta, sucção de dedo, etc.)
Habilitação e reabilitação das funções estomatognáticas (respiração , sucção, mastigação e deglutição)
Terapia e orientações quanto à problemas de Voz.( rouquidão, perda da voz, cansaço ao falar, voz nasalizada, etc.)
Orientação quanto à higiene oral e abusos vocais principalmente as pessoas que utilizam a voz profissionalmente
Consultoria vocal e de Comunicação (pessoas que utilizam a voz como instrumento de trabalho e necessitam aperfeiçoar sua comunicação )
Terapia para pessoas com Medo de Falar em Público



Nenhum comentário:

Postar um comentário