Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

segunda-feira, 16 de maio de 2011

CADERNO SAÚDE DA FAMÍLIA – ATENÇÃO, O INVERNO ESTÁ AÍ!

Campanha de Vacinação foi prorrogada até dia 20

Além das alterações climáticas, a chegada do inverno causa também mudanças no nosso organismo. Saiba como se prevenir e se cuidar de acordo com as dicas dadas pelos especialistas da Beneficência Portuguesa de São Paulo (site: www.bpsp.org.br).
Gripes: Ao contrário do que muitos pensam, a gripe não é sinal de algum problema no organismo como baixa resistência, mas, sim, resultado de contato com indivíduos que têm o vírus. “Todas as pessoas devem tomar a vacina contra a gripe, mas principalmente grávidas, idosos e aqueles que têm doenças de rim, pulmão e coração”, alerta o dr. Renato Grinbaum, infectologista.
Alergias respiratórias: Com a inversão térmica que ocorre no inverno, o número de poluentes aumenta, favorecendo crises de renite e asma. O Dr. Ciro Kirchenchtejn, pneumologista, sugere, para os dias mais secos – quando a umidade do ar estiver inferior a 40% - a ingestão de muita água, o uso de umidificador ou a utilização de soro fisiológico na região dos olhos e do nariz. “Também é bom evitar fazer exercícios em ambientes abertos, quando o corpo libera mais água”, diz o especialista.
Pele: Ela tem tendência a ressecar por diversos fatores, como a baixa umidade do ar. Para evitar que a pele perca a umidade de sua superfície, é recomendado banho apenas com água morna. “Os sabonetes de glicerina ou infantil são menos agressivos”, diz o Dr. Leonardo Abrucio Neto, dermatologista. O especialista ressalta, ainda, a importância do uso do protetor solar no inverno.
Dores em ossos já fraturados: Normalmente, as pessoas sentem dores em ossos que já sofreram fratura quando acontece alguma mudança climática. Isso ocorre devido a uma alteração na pressão atmosférica quando o clima muda. De acordo com o Dr. Alberto Croci, ortopedista, quando o osso quebra, ele sofre uma remodelação óssea, onde ocorre um processo inflamatório que pode durar de um a quatro anos, dependendo da fratura. Quando há alteração na pressão atmosférica, o fluxo sanguíneo nessa região aumenta, causando dor. “Para abrandar essas dores, a pessoa pode fazer uso de um analgésico comum, gelo de duas a três vezes ao dia por, no máximo, 15 minutos em locais como cotovelos e joelhos, e calor local se tiver algum espasmo muscular, para relaxamento do músculo”, recomenda o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário