Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quarta-feira, 25 de maio de 2011

SMS PRORROGA PELA SEGUNDA VEZ A CAMPANHA DE VACINAÇÃO

A SMS prorroga pela segunda vez a Campanha de Vacinação. Com dificuldade de alcançar as metas nacionais, a campanha deverá se estender por um prazo maior, até que o índice mínimo seja alcançado.
A resistência dos gaúchos a se proteger contra a gripe faz o Estado prorrogar a campanha de vacinação, até os índices melhorem.
Conforme reportagem da Zero Hora, na opinião de especialistas, a dificuldade tem explicações. Em 2011, os gaúchos subestimaram a gripe. Além da falta de informação à população, o medo provocado pela epidemia causada pelo vírus da Influenza A, há dois anos, adormeceu.
Com cerca de 1,3 milhão de pessoas imunizadas — quase 70% do público-alvo —, o Rio Grande do Sul precisa proteger mais de 200 mil gaúchos para atingir a meta do Ministério da Saúde. O objetivo é vacinar 80% da população, em cinco grupos de risco: idosos, indígenas, trabalhadores da saúde, gestantes e crianças de seis meses a dois anos incompletos.
Iniciada em 25 de abril para combater três tipos de vírus — dois da gripe comum, mais o H1N1 —, a campanha de vacinação deveria ter terminado na sexta-feira passada, dia 13. No entanto, a baixa procura prorrogou a mobilização por mais uma semana, movimento que precisou ser repetido.
Em Canguçu, os índices estão em: 53% das crianças de seis meses a dois anos incompletos; 45% dos trabalhadores em saúde; 36,52% das gestantes e 49,82% dos idosos, perfazendo uma média de 49,13% da meta.
Precisamos que as pessoas se conscientizem da importância da vacinação, diz a Secretária Municipal de Saúde – Mariza Helena Eslabão. O tempo úmido e o frio, característicos do inverno, estão chegando, e as pessoas precisam estar imunizadas, protegidas, para evitar a disseminação da gripe, lembra a Secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário