Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

segunda-feira, 9 de maio de 2011

CADERNO SAÚDE DA FAMÍLIA - QUEM FUMA PRECISA SE ALIMENTAR MELHOR


Cigarro faz mal. É fato. Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMC, o tabagismo é a segunda maior causa de morte do mundo e mata uma a cada dez pessoas. Mas você sabia que quem fuma deve ter um cuidado especial com a alimentação?
O tema é abordado em um artigo do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília, assinado por Juliane Ferreira. Segundo a autora, a nicotina presente nos cigarros compete com os nutrientes contidos nos alimentos na hora da absorção celular. Como resultado, os nutrientes não são totalmente aproveitados pelo organismo. Uma das conseqüências é que a pessoa que fuma apresenta uma carência maior de vitaminas e minerais.
Para compensar esse prejuízo, Juliane recomenda aos fumantes o consumo extra de frutas, legumes, vegetais folhosos e oleaginosos, como as nozes, castanhas e avelãs. Se você ainda não parou de fumar, não perca tempo para melhorar sua alimentação. E, se parar, cuide-se para controlar os quilinhos a mais que podem vir.
Largue o vício e controle o peso
De acordo com a médica Cássia Bortollo, especialista em medicina avançada, além da melhor absorção de nutrientes pelo organismo livre da nicotina, é perfeitamente normal haver um aumento do apetite quando se deixa o cigarro, porque o paladar melhora muito.  “Ainda assim é melhor encarar um quilo a mais do que os malefícios do fumo”, adverte ela.
Para ficar de bem com a balança nesse momento, o ex-fumante precisa, portanto, exercitar o autocontrole para não comer mais do que de costume. Aumentar a carga de exercícios também dá bons resultados, além de, como recomenda a Dra. Cássia, fazer a boa e tradicional dieta. “Ao deixar de fumar, é importante procurar ter uma alimentação equilibrada, buscando alimentos nutritivos e com baixas calorias”. O desafio está lançado.

Fonte: Site Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário