Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

sexta-feira, 13 de maio de 2011

ATENDIMENTO DESCENTRALIZADO DIMINUI DEMANDA NO PAM E POSTO CENTRAL

O Pronto Atendimento Municipal atende hoje uma média de 400 pessoas por dia,
grande parte deste contingente, são de pessoas que vem do interior 

Com o objetivo de atuar na manutenção da saúde e na prevenção de doenças, através de atendimento individual e coletivo priorizando a Educação em Saúde, os ESFs – Estratégias de Saúde da Família trabalham em conformidade com os princípios básicos do SUS e desenvolvem ações dentro dos Programas: Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Adulto, Saúde do Adolescente, Saúde do Homem e Saúde do Idoso. Um exemplo das ações desenvolvidas na Saúde da criança é o controle dos imunobiológicos em menores de dois anos, onde no mínimo 98% das crianças encontram-se com esquema vacinal completo.
A Estratégia de Saúde da Família em canguçu é constituída por três equipes urbanas,  localizadas nos Bairros Vila Nova, Vila Fonseca e Vila Triangulo, áreas de maior vulnerabilidade. Em agosto de 2010 foi implantada a primeira equipe rural no Santo Antônio 3º Distrito contemplando também a população de Quilombolas e Assentados.
O município possui hoje quatro equipes sendo todas compostas por médico, Enfermeiro, Dentista, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário e seis Agentes Comunitários de Saúde e conta com apoio de um Coordenador, dois Motoristas e dois Serviços Gerais. 
Comunidade pode aproveitar melhor o trabalho preventivo das equipes,
diminuindo principalmente nesta época, o atendimento na cidade

ESF 01 Vila Nova: 1261 famílias cadastradas e aproximadamente 3909 pessoas atendidas
ESF 02 Vila Fonseca: 1085 famílias cadastradas e aproximadamente 3363 pessoas atendidas
ESF 03 Vila Triângulo: 1410 famílias cadastradas e aproximadamente 4371 pessoas atendidas
ESF 04 União: 610 famílias cadastradas e aproximadamente 1700 pessoas atendidas
26 Postos de Saúde no interior
Com a descentralização dos seus serviços, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou o atendimento às necessidades básicas também na zona rural. A área de saúde sempre foi prioridade do governo, e hoje, vinte e seis postos de saúde instalados no interior e mais 1 Unidade Móvel de Saúde que atende outras 38 localidades, atingem 64 comunidades com atendimento médico no interior do município. As comunidades do interior, devem utilizar melhor o atendimento que é oferecido em todas estas localidades, sem precisar se deslocar até a cidade, oportunizando principalmente, a saúde preventiva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário