Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quarta-feira, 11 de maio de 2011

CADERNO SAÚDE DA FAMÍLIA – MAIS SAÚDE NA SUA MESA

Aveia, nozes, laranja, couve-flor, tomate. Esses ingredientes simples, que fazem parte do nosso dia a dia, reservam inúmeros benefícios para a saúde, muitas vezes desconhecidos ou ignorados pela maioria da população. Pois saiba que conhecer cada um deles e consumi-los com regularidade já é o primeiro passo para uma vida mais saudável e equilibrada.
Aveia
Possuidora de um tipo de fibra que ajuda a eliminar o colesterol dos alimentos antes que seja digerido pelo organismo, a aveia é capaz de reduzir os níveis de colesterol em obesos que seguem uma dieta para emagrecer. A conclusão foi de uma pesquisa realizada pela Universidade Tufts, nos Estados Unidos.
Nozes
Embora bastante calóricas (seis calorias por grama), o que acaba reduzindo a indicação de consumo, as nozes, da mesma maneira que as demais frutas secas, como avelã e amêndoa, são ricas em um tipo bom de gordura que aumenta a taxa de colesterol bom no organismo. Além disso, também são fontes de vitamina E, ajudando na prevenção de câncer e problemas cardíacos.



Laranja
Além de inibir a formação de tumores, a camada branca sob a casca da laranja diminui a intensidade da síndrome pré-menstrual. Por conter carotenóides, reduz a degeneração da retina dos idosos.
Couve-flor
Possui folato, uma substância que está associada à redução na incidência de tumores de mama e estômago


Tomate
Quando cru, é rico em vitamina C. Cozido, possui uma substância chamada licopeno que, de acordo com estudos realizados pela Universidade Harvard, reduz em um terço o risco de homens que consomem mais de dez tomates cozidos (em molhos, por exemplo) desenvolverem câncer de próstata.

Fonte: Site Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário