Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

segunda-feira, 9 de maio de 2011

ACOMPANHAMENTO PRÉ-NATAL E PEDIÁTRICO É TEMA DE REUNIÃO DO COMITÊ MATERNO INFANTIL DA SMS

Durante a gravidez, muitas mudanças acontecem no corpo da mulher, fazendo com que esse período exija cuidados especiais. São nove meses de preparo para o nascimento do bebê. É importante que durante a gravidez as futuras mães sejam acompanhadas por profissionais de saúde. Salientar a importância do pré-natal e incentivar todas as mães a buscarem o atendimento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS), é a proposta do Comitê Materno Infantil da SMS, que, entre outras ações, está elaborando um protocolo que trata das consultas das gestantes em acompanhamento ao pré-natal.
Garantir que a mulher, após a confirmação da gravidez, que chegar ao PAM – Pronto Atendimento Municipal 24 horas, será encaminhada para o início do pré-natal, é um dos objetivos do protocolo que está sendo elaborado pelo Comitê, reunido nesta manhã, com a Secretária Municipal de Saúde – Mariza Helena Eslabão. A gestante preenche a ficha do cadastramento no Sisprenatal, agendando a 1ª consulta com o ginecologista-obstetra, prevendo ainda, no mínimo 6 consultas de pré-natal e mais uma de puerpério (consulta até 42 dias após o nascimento do bebê).
O protocolo prevê ainda, que gestantes classificadas como de risco, terão encaminhamento especial. A recomendação de vacinas, como a antitetânica ou dose  de reforço em mulheres já imunizadas, e aplicação da hepatite B, ultrassonografia obstétrica, teste anti HIV, também é previsto. 
Com os exames médicos realizados no pré-natal, é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que costumam a atingir a mãe e seu bebê. Doenças, infecções ou disfunções podem ser detectadas precocemente e tratadas de forma rápida. O ideal é que as mães iniciem o pré-natal, assim que souberem da gravidez. As consultas e exames permitem identificar problemas como hipertensão, anemia, infecção urinária e doenças transmissíveis pelo sangue de mãe para filho. Alguns desses problemas podem causar o parto precoce, o aborto e até trazer conseqüências mais sérias para a mãe ou para o seu bebê.


Nenhum comentário:

Postar um comentário