Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quarta-feira, 11 de maio de 2011

EXAMES DE RAIO X E ULTRASSOM NÃO RETIRADOS PELOS PACIENTES CHEGAM A 40% DA DEMANDA

Uso de equipamentos caros e alto custo de manutenção,
não são valorizados em 40% dos exames solicitados 

A procura por procedimentos de Raio X e Ultrassom chega ser 20% superior todos os meses, no entanto, a surpresa maior, é que apesar da demanda ser maior que o número de exames contratados, 40% dos exames não são retirados pelos pacientes.
Com centenas de exames prontos e que deixaram de ser retirados pelos pacientes nas datas previstas, a Clínica de Radiologia da SMS aguarda a retirada destes exames, antes que os laudos percam a sua validade. Conforme Patrícia Machado Ferreira – Auxiliar de Raio X, exames para perícia, precisam ser atualizados, ressalta.
No mês passado, a SMS empenhou R$ 27.248,95 à empresa que presta os serviços de radiologia ao município, referentes ás cotas de 800 procedimentos de Raio – X e 200 de Ultrassom, previstas no contrato.
Com investimentos que ficam entre 27 e 30 mil todos os meses, a SMS está preocupada com o alto percentual de exames solicitados e não retirados pelos pacientes.  
São procedimentos importantes, que são requisitados somente quando necessários, e que significam um alto custo para os escassos recursos da saúde. Os pacientes quando procuram estes procedimentos, é porque precisam, mas é necessário que além de realizarem os exames, que sejam retirados e encaminhados ao seu médico em tempo hábil, para que sejam devidamente avaliados.
A sequência deste procedimento é que garantirá a real demanda destes serviços, avalia a SMS.
A Clínica de Radiologia, além de atender de segunda á sexta-feira, das 8 ás 12 horas e das 13 ás 18 horas, ainda dispõe do número 3252 1381 para prestar informações sobre os exames solicitados.
O paciente mesmo sentindo-se curado, deve levar o laudo para que seja avaliado pelo seu médico, orienta Patrícia Machado, ressaltando que os pacientes que tiverem exames para retirar, devem procurar a Clínica e solicitar o seu laudo.

Maiores informações no smscangucu.blogspot.com ou www.prefeituracangucu.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário