Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

sexta-feira, 10 de junho de 2011

VI CONFERÊNCIA – CANGUÇU É DESTAQUE EM ESTRUTURA E ATENDIMENTO DE QUALIDADE EM SAÚDE NA REGIÃO

Secretária e Vice Prefeita Mariza falou da estrutura e dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde.
Entre os números, citou que hoje são 42 médicos disponíveis à população

A VI Conferência Municipal de Saúde também abordou o Sistema Único de Saúde em Canguçu. Mais do que abordar o tema, a Secretária e Vice Prefeita Mariza Helena Eslabão, questionou a plenária: “Quem não usa o SUS”.
Iniciando com um breve relato sobre os serviços que compõem a saúde pública do município, enumerou as unidades na zona urbana, como o Pronto Atendimento Municipal 24 horas, ESFs, Posto de Saúde Central, Centro Regional de Especialidades Odontológicas, CAPS 1, CAPS AD, e rurais, ESF União, vinte e seis Postos de Saúde e trinta e oito associações comunitárias atendidas pela Unidade Móvel. A Secretária Mariza falou também dos convênios firmados pela municipalidade, destacando a parceria com o Hospital de Caridade de Canguçu, como a mais importante na área de saúde local.
Ilustrou sua palestra falando do número de atendimentos prestados por estas unidades nos primeiros cinco meses deste ano, onde somente no mês de maio, foram mais de 35 mil atendimentos. Falou também do quadro funcional, que hoje conta com mais de duzentos funcionários diretamente ligados á área de saúde pública. A pesquisa que foi realizada junto aos usuários do SUS, no objetivo de melhorar ainda mais o atendimento na área de saúde pública do município, também foi citada.


Precursor nas ações de saúde do município, Prefeito Cássio Mota compara Canguçu com os níveis de Cuba em serviços de saúde, com um médico para poucos mais de mil habitantes.

A Secretária também descreveu os programas de saúde que estão sendo desenvolvidos pela SMS, relatando ações realizadas dentro de cada programa, enfatizando também algumas parcerias com outras pastas da municipalidade. No final, além do vídeo que fala dos serviços disponíveis á população, Mariza apresentou ao público presente, todos os Coordenadores dos Serviços, bem como dos programas de saúde citados. Uma referência sobre o esforço de cada funcionário, em buscar cada vez mais, o melhor atendimento para nossa comunidade, para Canguçu, que hoje é citado regularmente como exemplo em serviços de saúde na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário