Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

terça-feira, 14 de junho de 2011

PREFEITURA MUNICIPAL REFORÇA AÇÕES PREVENTIVAS CONTRA A GRIPE A


O Comitê Municipal de Enfrentamento à Epidemia da Gripe Influenza A H1N1, constituído em 2009, está definindo ações preventivas contra o vírus da gripe.
Muito embora não se tenha um quadro como naquele ano, alguns casos da gripe já ocorreram em 2011, em alguns municípios do País e do Estado, o que chamou a atenção do setor da saúde de Canguçu. “É preciso nos manter alertas”, argumenta o Prefeito Cássio Mota. Mesmo sem o registro oficial de algum caso suspeito em nossa área, não podemos correr o risco de sermos apanhados desprevenidos. Para tanto, ele conclamou a todos a tomarem as precauções devidas e, aos médicos e profissionais da saúde no Município a se manterem alertas.
O objetivo da reunião, é manter o Comitê ativo e promover orientações à população em geral, quanto aos procedimentos preventivos, alertar todos os profissionais. Também, foi informado que a Secretaria Municipal de Saúde dispõe dos protocolos de atendimento, destinado à médicos e profissionais da saúde, kits de atendimento e do medicamento Tamiflu, para os casos em que houver a necessidade de aplicação em pacientes, assim como o kit para a realização de exames do aspirado naso-faringeo aos pacientes suspeitos. Maiores informações podem ser tratadas com Margarete Moura – Coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica da SMS, pelo fone 99575847.
Ficou pautada a necessidade de se reavivar, junto à comunidade os procedimentos básicos de prevenção: Lavagem constante das mãos, uso do alcoolGel, arejação dos ambientes (janelas e portas com corrente de ar, sempre abertas), tanto nas residências, quanto nos locais públicos, consultórios, corredores de Postos de Saúde, Prontos Socorros, etc. A imprensa, igualmente, será instada a colaborar na difusão dos procedimentos de prevenção contra a gripe influenza A H1N1.
Em ofício, a Secretária Mariza Helena Eslabão comunicou á todos os consultórios e médicos da rede de saúde pública, que os protocolos de atendimento estão disponíveis no site do Ministério da Saúde – http://www.saude.gov.br/, aos profissionais, gestores e vigilância.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário