Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quinta-feira, 30 de junho de 2011

GRUPO MATERNO INFANTIL DA SMS ORIENTA GESTANTES PARA IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL

80% das gestantes estão em dia
As consultas de pré-natal é um assunto que assume grande importância nos tempos atuais. No decorrer dos dez últimos anos, aprendemos que a saúde é construída, em grande parte, durante a vida fetal. Em todas as áreas da medicina foram publicados estudos que estabelecem a correlação entre um estado de saúde na idade adulta, durante a adolescência ou a infância, de um lado, e os fatos ocorridos com a mãe durante a gravidez, do outro. E mais do que isso, os fisiologistas têm hoje condições de explicar como a saúde e certos estados emocionais da gestante podem influir sobre o crescimento e o desenvolvimento do bebê no útero.
O acompanhamento pré-natal compreende a realização de consultas médicas durante a gravidez, nas quais o médico realiza a avaliação global da gestante e também do crescimento do bebê. Além disso, são realizados diversos exames laboratoriais. Todas essas ações têm como objetivo detectar e tratar precocemente doenças ou condições que possam exercer efeitos danosos na saúde da mãe e/ou do bebê.
O acompanhamento também é feito até 40 dias após o nascimento
Para tratar deste assunto, que subdivide-se em outros temas como; aleitamento materno, pré-câncer, puerpério, vacinas e outros, o Grupo Materno Infantil da SMS, constituído por uma equipe que envolve coordenadores de saúde da Mulher e da Criança, constituído por médicos, enfermeiros, e com a supervisão da Secretária Municipal de Saúde, reúnem-se periodicamente para discutir e planejar ações que visam o acompanhamento de cada uma das gestantes que estão dentro do programa. Hoje, são em torno de 300 gestantes incluídas no pré-natal.
De posse destes números, a Secretária Mariza Helena Eslabão, observou que que 80% (cerca de 231) delas estão em dia com as consultas. Mas são os 20% restantes que preocupam a equipe, que vem estabelecendo ações para reduzir este número. Uma das determinações da Secretária, será a disponibilidade de uma funcionária credenciada que ficará encarregada de contatar cada uma destas gestantes faltantes, averiguar o seu histórico de consultas, identificar as causas relacionadas á ausência nestas consultas e orientar para a importância da realização do pré-natal.
A orientação é para fechar o cerco às gestantes e às mães que estão no puerpério, para que estejam em dia com as consultas.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário