Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

segunda-feira, 6 de junho de 2011

ESF FONSECA PROMOVE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ORIENTAÇÃO ÁS GESTANTES


A ESF 02 Vila Fonseca realiza nas primeiras sextas-feiras do mês no turno da tarde, grupo de educação em saúde e orientação às gestantes. Após a reunião, as futuras mamães realizam a consulta pré-natal mensal de rotina e, se necessário, são encaminhadas à avaliação obstétrica. Neste mês, foi abordada a triagem neonatal (teste do pezinho).

O teste do pezinho deve ser realizado preferencialmente entre o 3º e 7º dia de vida do bebê. O exame é capaz de detectar doenças (hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e anemia falciforme) antes da manifestação de sintomas (retardo mental, problemas no desenvolvimento neuropsicomotor, alterações físicas...) que, em geral, são irreversíveis. Se os problemas forem diagnosticados e tratados precocemente, a criança poderá levar uma vida normal. O teste é gratuito e realizado nos postos de saúde.
A ESF 02 agradece à Secretaria de Assistência Social pelo fornecimento dos kits-bebê contendo roupas de recém nascidos e presenteados às gestantes que frequentam o grupo e estão na reta final da gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário