Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

sexta-feira, 10 de junho de 2011

TODOS USAM O SUS – CONHECENDO UM POUCO MAIS O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE


“Todos Usam o SUS, na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro” foi o tema foi amplamente abordado durante a realização da VI Conferência Municipal de Saúde que aconteceu nesta quinta-feira, na AABB.
Durante o seu painel, Arion do Amaral Nunes – Representando a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, apresentou um quadro com amostragem do desenvolvimento dos vinte e dois municípios da região. Na sua abordagem “o SUS que dá certo”, apontou entre muitos dados, que a atenção básica é capaz de resolver cerca de 80% das necessidades e problemas de saúde da população. A população tem acesso à especialidades básicas que são: clínica médica (geral), pediatria, obstetrícia e ginecologia, acrescentou.
Sobre financiamento da saúde, apresentou dados que indicam que o Piso de Atenção Básica (PAB), parte fixa, é calculado com base na população do município onde é multiplicado um valor em torno de R$ 18,00 por habitante. A parte variável, são incentivos financeiros para desenvolvimento de ações e programas, ex: ESF/ACS, CAPS, CEO, Farmácia Básica, Serviços de Vigilância, etc... explicou.


Na sua abordagem, Arion Nunes, além de fazer alguns questionamentos do que mudou e que precisa mudar no SUS, também destacou o desconhecimento do Sistema Único de Saúde por parte da população, justificando, que o SUS passou á ser para todos. Antes da Constituição Federal de 1988, só poderiam usufruir do sistema gratuito, pessoas consideradas carentes ou contribuintes, ressaltando hoje, a garantia de universalidade, integralidade e equidade do Sistema.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário