Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quarta-feira, 22 de junho de 2011

TESTE DO PEZINHO – VOCÊ SABE O QUE É

O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e ou infecciosas que poderão causar lesões irreversíveis no bebê, como por exemplo, retardo mental. A maioria das doenças pesquisadas podem ser tratadas com sucesso, desde que diagnosticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas. Existem três tipos de teste: Básico, Ampliado e Plus.
O exame ficou popularmente conhecido como “teste do pezinho” por ser realizado através da análise de amostras de sangue coletadas através do calcanhar do bebe. É um procedimento simples que não traz riscos para a criança.
Em canguçu, o Posto de Saúde Central e os ESFs realizam os testes de segunda á quinta-feira, sempre na parte da manhã. Diariamente, na parte da tarde, os testes são encaminhados para o Centro de Referência e Triagem Neo Natal em Porto Alegre.
O resultado geralmente retorna no prazo médio de 30 dias, quando a mãe deve procurar o Posto de Saúde ou o ESF por onde encaminhou. No caso de alguma alteração no teste, os profissionais de saúde conversam com a mãe e já encaminham a consulta para o bebê.
Quando fazer:
O período ideal para a realização da coleta do Teste do Pezinho é entre o 3º e 7º dia de vida do bebê ou o mais brevemente possível. Isto não invalida, entretanto, a sua realização em bebês com mais dias de vida. O que poderá ser prejudicada é a eficácia do tratamento, caso necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário