Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quarta-feira, 15 de junho de 2011

CADERNO SAÚDE DA FAMÍLIA - Saiba mais sobre as intoxicações

O que é? A intoxicação alimentar é uma infecção causada ao consumir qualquer alimento contaminado. Essa contaminação pode ser com bactéria, vírus, toxinas, fungos ou parasitas. Ela ocorre sobretudo no modo inapropriado de manusear, preparar e estocar a comida. A infecção também pode ocorrer caso se adicionem pesticidas ou medicamentos nos ingredientes que serão ingeridos, ou acidentalmente, quando são consumidos alguns peixes ou cogumelos venenosos. O contato entre alimentos e pestes — moscas, ratos e baratas — também podem causar a contaminação.     
Todo alimento possui micro-organismos, mas isso só será um problema quando as bactérias patogênicas estão presentes e damos chances delas se reproduzirem. Ou seja, quando deixamos uma salada de maionese caseira em temperatura inadequada. Os ovos crus ou mal cozidos, pratos como lasanha e estrogonofe, carnes vermelhas, sobremesas, queijos e embutidos devem receber atenção redobrada. Via de regra, qualquer alimento manipulado, que não é industrializado e passa por rigorosos controles de qualidade, pode causar uma intoxicação. 
Entre as infecções mais comuns, estão aquelas provocadas por bactérias como a salmonela (presente em carnes, laticínios e ovos), pela cloristridium botulinium (encontrada em enlatados como o palmito) e pelas shigellas (pega com água contaminada). No verão, em função do calor, os casos são bem mais frequentes. No inverno, as intoxicações provocadas por vírus, como o rotavírus, predominam.

Tempo de aparecimento dos sintomas: o tempo entre o consumo de alimento contaminado e o aparecimento dos primeiros sintomas da doença é chamado período de incubação, que varia de algumas horas a dias), dependendo do agente e o quanto foi consumido. Se os sintomas aparecerem entre uma  e seis horas depois de ingerir o alimento, isso sugere que a intoxicação foi causada por uma toxina bacteriana, ao invés de bactéria viva.
Durante o período de incubação, micróbios passam pelo estômago até o intestino, prendem-se às células do revestimento da parede do intestino, e começam a se multiplicar nesse órgão. Alguns tipos de micróbios ficam no intestino, outros produzem toxina absorvida pela circulação sanguínea e há os que podem invadir diretamente tecidos mais profundos do corpo.
Principais reações: náusea, dor abdominal, vômito, diarreia, febre, dor de cabeça e cansaço. Na maioria dos casos, o corpo é capaz de recuperar-se completamente depois de um curto período. O quadro pode ser perigoso especialmente em bebês, mulheres grávidas (e o feto), idosos, pessoas doentes ou com o sistema imunológico fraco, como aidéticos. 
O ideal é ir ao hospital caso os sintomas não desapareçam em três dias, ou quando há febre, sinais severos de desidratação, pois aí há a necessidade de investigação do que provocou a intoxicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário