Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

terça-feira, 28 de junho de 2011

POSTO DE SAÚDE CENTRAL AGUARDA NOVA REMESSA DE VACINAS CONTRA GRIPE A

       A procura pela vacina aumentou nos últimos dias

A Secretaria Estadual de Saúde, acertou na última semana, os detalhes da atual estratégia de controle do vírus da gripe A. Como principal medida, a orientação de iniciar o tratamento de pacientes gripados com risco de agravamento o mais cedo possível vai ganhar um reforço do Ministério, que prometeu na semana passada enviar ao Estado 200 mil tratamentos antivirais. O Estado já conta com 180 mil vacinas, disponíveis para os hospitais, postos, pronto atendimentos e outros serviços de saúde.
A orientação da SES aos médicos indica a administração do medicamento a todo paciente internado que apresentar síndrome respiratória aguda grave. Entre os crônicos ou integrantes dos grupos de risco para a doença (idosos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos incompletos, indígenas e profissionais de saúde), basta o aparecimento de sintomas de gripe, como febre e tosse, para o antiviral ser administrado.
Conforme Adriana Bierhals – do Posto Central de Saúde em Canguçu, as pessoas têm ligado para saber da nova remessa de vacinas que ainda não chegou. No entanto, a orientação é para que aguardem a chegada das vacinas, que será noticiada nas emissoras de rádio assim que estiver disponível á população.
A Secretária Mariza Helena Eslabão está em Pelotas, junto á 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, e entre outros compromissos, está tentando agilizar a liberação desta nova remessa.
As últimas informações sobre o número de óbitos no Estado têm alarmado a população que tem procurado as unidades de saúde na busca da vacinação contra a gripe A. 
Conforme a SES, a vacinação dos integrantes dos grupos de risco e dos crônicos com prescrição médica continua nos postos do Estado. A distribuição aos municípios tem sido feita, por meio das Coordenadorias Regionais de Saúde, e priorizará os locais com casos já confirmados de gripe A, além de critérios de estoque e demanda de cada região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário