Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quinta-feira, 16 de junho de 2011

SMS participa do 23º Seminário de Municipalização de Saúde

Os secretários municipais da Saúde do Rio Grande do Sul estão reunidos desde o dia 14, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, para o 23º Seminário de Municipalização de Saúde. O tema do evento, que vai até quinta-feira (16) com painéis, debates e oficinas, será ‘’A construção das redes do SUS a partir da Atenção Básica, com enfoque nas realidades regionais’’.
A abertura teve a participação do secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni; do diretor do departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Aurélio Pinto; do presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Vilmar Perin Zanchin, e do presidente do Conselho das Secretarias Municipais do Rio Grande do Sul (Assedisa/Cosems-RS), Arilson Cardoso.
O seminário é realizado há mais de duas décadas em uma parceria entre a Assedisa/Cosems-RS e a Famurs. Neste ano foram elaboradas sete oficinas temáticas, cujo objetivo é oferecer um raio-x dos principais desafios sobre o tema no Estado. Ao mesmo tempo, de forma conjunta entre Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde, coordenadorias regionais e municípios, haverá a busca de alternativas para os problemas que dificultam o acesso da comunidade riograndense aos serviços de saúde.

Para o presidente da Assedisa/Cosems-RS, o foco dos gestores municipais de saúde deve se voltar à Atenção Básica, devendo esta ser a principal forma de o usuário acessar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). “O paciente necessita de um acompanhamento integral para que tenhamos efetividade no atendimento”, diz. “A partir daí poderemos gerenciar melhor a rede regional de referência de modo a ampliar a cobertura da demanda”.

O que acontece hoje:
Participando do evento, a Secretária Municipal de Saúde - Mariza Helena Eslabão, acompanha nesta quinta-feira (15), segundo dia do seminário, oficinas nos temas de neurologia, cardiologia e oncologia, traumato-ortopedia, urgência e emergência, Atenção Básica, contratualização e Rede Cegonha. Cada um dos debates contará com representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde e da Assedisa-Cosems/RS. Um relator ficará encarregado de produzir um documento final apresentado e discutido em plenária final, marcada para o dia 16 de junho.
Segundo o coordenador da área de Saúde da Famurs, Leonildo Mariani, serão ouvidas as diferentes realidades de todas as 19 coordenadorias regionais gaúchas. “Teremos muito tempo para a participação. Vamos traçar um raio-x da situação e construir soluções viáveis por meio destas oficinas para uma melhor saúde pública e primária no Rio Grande do Sul”, diz. Mariani reforça ainda que outra luta permanente da saúde municipalista é a regulamentação da Emenda 29, propondo alternativas para o Estado no cumprimento do alcance do percentual de 12% a ser atingido gradativamente até o ano de 2014.
“Cosems e Famurs vão estar em sintonia para juntos buscar um entendimento, através do diálogo e envolvendo decisões políticas com necessidades técnicas”, reforça o coordenador. “Vamos mostrar as dificuldades, mas também as soluções para os problemas apontados e as boas práticas aplicadas”. Ao final do encontro será produzida a “Carta de Bento Gonçalves”, que apontará o resultado das oficinas temáticas e será entregue ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha; ao secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni, e aos deputados estaduais líderes de bancada.

Outras edições do seminário foram responsáveis pela conquista de antigas reivindicações dos municípios, como a criação do Piso Estadual de Atenção Básica e a aprovação da Emenda 29, cuja regulamentação ainda está em pauta no Congresso. Mais informações e a programação completa do evento podem ser obtidas no site da Assedisa/Cosems-RS no endereço eletrônico http://www.assedisars.org.br/.
Informações: Comunicar Brasil - http://www.comunicarbrasil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário