Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

REUNIÃO DOS SECRETÁRIOS DE SAÚDE DA REGIÃO EM CANGUÇU

Prefeito Cássio esteve na abertura do evento

Aconteceu nesta quarta-feira, a reunião da ASSEDISA – Associação dos Secretários e Dirigentes Municipais de Saúde da Zona Sul, tendo como local o salão nobre da Casa de Cultura Professora Marlene Barbosa Coelho.
A reunião começou às 10h, com a presença de 15 Secretários de municípios da Região. A abertura bastante informal e objetiva, com a secretária Mariza Eslabão da SMS de Canguçu, recebendo os participantes e saudando suas presenças nessa reunião de trabalho. O presidente da ASSEDISA e secretário de Saúde de São Lourenço do Sul, Arilson Cardoso, em contato com o nosso explicou que a reunião era de ordem técnica e de trabalho, para tratar em conjunto de vários assuntos de interesse da área de saúde, comuns aos municípios integrantes da entidade. Aproveitou, ainda, para destacar o espírito de parceria e integração dos municípios, independente de questões político-partidárias, que promovem uma saúde solidária, com um único objetivo o de repassar às populações uma saúde da melhor qualidade possível, diante do quadro de dificuldades de recursos, em decorrência da centralização da União e Estados. Ele deu como exemplo disso, serviços que com a ajuda das Prefeituras são prestados, em âmbito regional, nos municípios de Pelotas, Rio Grande, Piratini, São Lourenço do Sul e Canguçu. Em Canguçu citou o CEO – Centro de Especialização Odontológica, que atende toda a Região, a UTI – Unidade de Tratamento Intensiva, ambos em funcionamento e, em breve, a UTI Neo – Natal que, igualmente, estará à disposição do Sistema Único de Saúde de toda a Região.
Arilson falou também da expectativa não só dos Prefeitos, mas também de todos os Secretários e Dirigentes da Saúde no País todo, quanto à aprovação da Emenda 29 que tramita no Congresso Nacional e que fará com que a União e os Estados abram mão de maiores recursos para o setor. Na pauta da reunião de hoje da ASSEDISA estiveram entre outras questões: Regulamentação da UTI Neo e Pediátrica, Regulação  PS X Hospitais da Região, Regulação UTI Adulto, Transporte de pacientes pela SAMU e contratação de Transporte pelo Estado (UTI Móvel), Projetos de Otorrino e Urologia dos Hospitais de Pelotas, Projeto Mutirão de Oftalmo de Rio Grande, Projeto Otorrino, também de Rio Grande, Relato sobre o Congresso CONASEMS de Brasília, Discussão sobre o Decreto de Regulamentação da Lei 8080, Discussão sobre o Parecer do TCE (Tribunal de Contas do Estado sobre terceirização) e vários outros assuntos. A reunião começou pela manhã e terminou no final da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário