Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

terça-feira, 9 de agosto de 2011

GRUPO DE MÃES E BEBÊS DA ESF FONSECA ESTIVERAM REUNIDOS


Os grupos de mães e bebês da ESF 02 Vila Fonseca reuniram-se nos dias 15 e 22 de julho. As mães foram orientadas quanto aos cuidados básicos com o recém-nascido e a prevenção da anemia carencial por deficiência de ferro.

Saiba mais:

Deficiência de Ferro*
A carência de ferro leva a criança a desenvolver anemia ferropriva. A anemia afeta o sistema imunológico e reduz a capacidade física e mental das populações afetadas:
-Em bebês e em crianças pequenas, pode comprometer o desenvolvimento intelectual;
-Em mulheres grávidas, constitui uma causa importante de mortalidade materna, aumentando o risco de hemorragia e de infecção generalizada durante o parto;
-Bebês nascidos de mulheres anêmicas podem nascer anêmicos e apresentar baixo peso ao nascer.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou em 1998, que, das crianças menores de quatro anos de idade vivendo nos países em desenvolvimento, 51% estavam sofrendo de anemia.
O corpo precisa de ferro para:
-Produzir hemoglobina, a proteína presente nas células vermelhas do sangue, responsável pelo transporte de oxigênio;
-Produzir inúmeras enzimas essenciais para o funcionamento do cérebro, dos músculos e das células do sistema imunológico;
-Armazená-lo no fígado, baço e medula dos ossos.
Sintomas da anemia:
-Palidez da língua e parte interna dos lábios;
-Cansaço;
-Falta de ar.
Fontes de ferro
-O ferro pode ser encontrado nas carnes (principalmente fígado), feijão e outras leguminosas (grão-de-bico, lentilha, soja), folhas de cor verde escura e gema do ovo.
-Para melhor aproveitamento do ferro contido nos vegetais e na gema de ovo pode-se oferecer na mesma refeição alimentos ricos em vitamina C (limão, maracujá, laranja, goiaba, acerola, kiwi, etc). Estas frutas podem ser oferecidas como sobremesa ou na forma de sucos.
É preciso evitar a oferta, em uma mesma refeição, de alimentos que prejudicam o aproveitamento do ferro como café, chá mate e preto, leite e derivados.

*Fonte: Vencendo a desnutrição/ www.desnutricao.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário