Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

RAIO X E ULTRASSOM - DEMANDA É SUPERIOR MAS EXAMES NÃO SÃO RETIRADOS

A SMS foi questionada sobre o convênio entre Prefeitura e a utilização de serviços de Raio-x e Ultrassom durante audiência na Câmara de Vereadores, que trata sobre o baixo número de exames destinados de forma gratuita à comunidade.
A procura por exames de Raio – X e Ultrassom, geralmente superam as cotas firmadas em contrato com a empresa que presta o atendimento à SMS. A demanda que chega ser 20% maior, geralmente fica para o mês seguinte.

Como é o procedimento:
Para realizar um Raio X, o paciente primeiro passa pelo médico, e dependendo dos sintomas, ou do que o paciente sugere estar sentindo, é encaminhado para um exame mais detalhado. Logo depois, o paciente passa pela Recepção – no 1º piso, junto à Secretaria Municipal de Saúde, carimba a requisição e desce até a Clínica de Radiologia da SMS, junto ao PAM – Pronto Atendimento Municipal, para agendar o seu exame. Para realizar um Ultrassom, o procedimento é diferente. Os exames são marcados pelo Setor de Agendamento de Consultas e Exames, que também funciona no primeiro piso, e os procedimentos são realizados todas as quintas-feiras todo dia e sextas-feiras á tarde, e levam de 3 a 4 dias para serem entregues aos pacientes.
A Secretária Municipal de Saúde – Mariza Helena Eslabão informou vereadores, que esse é um serviço terceirizado, credenciado pela 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, o qual destina  uma parcela da capacidade de atendimento para os pacientes do SUS de Canguçu, sendo que mensalmente, são atendidos 800 exames de Radiologia e 200 exames de Ultrassonografia, quantidade definida pelos órgãos competentes da área da saúde, Estadual e Federal. A Secretária disse que a licitação é feita em função da economia para o município.
         

 40% dos pacientes não retiram os exames solicitados:
A procura por procedimentos de Raio X e Ultrassom chega ser 20% superior todos os meses, no entanto, a surpresa maior, é que apesar da demanda ser maior que o número de exames contratados, 40% dos exames não são retirados pelos pacientes.
Com centenas de exames prontos e que deixaram de ser retirados pelos pacientes nas datas previstas, a Clínica de Radiologia da SMS aguarda a retirada destes exames, antes que os laudos percam a sua validade. Exames para perícia, por exemplo, precisam ser atualizados.
A SMS empenha uma média de R$ 28 à 30 mil mensais à empresa que presta os serviços de radiologia ao município, referentes ás cotas previstas no contrato. A SMS está preocupada com o alto percentual de exames solicitados e não retirados pelos pacientes. 
São procedimentos importantes, que são requisitados somente quando necessários, e que significam um alto custo para os escassos recursos da saúde. Os pacientes quando procuram estes procedimentos, é porque precisam, mas é necessário que além de realizarem os exames, que sejam retirados e encaminhados ao seu médico em tempo hábil, para que sejam devidamente avaliados. A sequência deste procedimento é que garantirá a real demanda destes serviços, avalia a Secretária.
A Clínica de Radiologia, além de atender de segunda á sexta-feira, das 8 ás 12 horas e das 13 ás 18 horas, ainda dispõe do número 3252 1381 para prestar informações sobre os exames solicitados.
O paciente mesmo sentindo-se curado, deve levar o laudo para que seja avaliado pelo seu médico, orienta Patrícia Machado – Auxiliar de Raio X, ressaltando que os pacientes que tiverem exames para retirar, devem procurar a Clínica e solicitar o seu laudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário