Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

COMITÊ MATERNO INFANTIL APRESENTA NOVOS NÚMEROS E DEFINE CALENDÁRIO DE REUNIÕES COM GRUPOS DE GESTANTES

Aconteceu hoje pela manhã (25/08), na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Saúde, uma nova reunião do Comitê Materno Infantil.

Entre diversos assuntos que tratam principalmente da saúde da mulher e do bebê, o Comitê definiu o calendário de reuniões dos grupos de gestantes (ver tabela abaixo).

Nas reuniões dos grupos de gestantes, que conforme números atualizados, são hoje em torno de 320 gestantes inscritas no pré-natal, diversos assuntos relacionados ao tema “gestante” serão abordados pela equipe de saúde do Comitê Materno Infantil, como Planejamento Familiar, Exames, Desenvolvimento Psicológico, Aleitamento Materno, Ultrassom, entre outros importantes assuntos (veja um pouco sobre estes temas nos posts a seguir).

A preocupação com o número de adolescentes grávidas e gestantes faltosas no município continua sendo assunto tratado pela equipe, que apontou novos números:

- 22% do grupo de gestantes, não tem comparecido no pré-natal ou no puerpério;

- 23% das adolescentes grávidas são da zona urbana;

- 76% das adolescentes grávidas são da zona rural;

A Psicóloga Nara Fúculo observou que estatisticamente, considerando a população residente na cidade e no interior, o índice de gravidez na adolescência é maior na zona rural. Na cidade, o índice é maior junto aos ESFs.

Conforme o Censo do IBGE, hoje são 10.485 mulheres na cidade e 15.918 na zona rural. Proporcionalmente, é uma adolescente grávida para cada grupo de 1.048 mulheres na cidade. E uma adolescente grávida para cada grupo de 482 mulheres na zona rural.

A gravidez na adolescência está crescendo e pela sua precocidade constitui fator de risco, com a incidência de menores com idade entre 12, 13 e 14 anos fazendo parte desta estatística. É uma das ocorrências mais preocupantes, com risco de vida para a mãe e para o bebê. Trabalhar e mudar esta realidade é papel não só da saúde pública, da educação, mas principalmente da família, destaca a Secretária Municipal de Saúde Mariza Helena Eslabão, que está coordenando e intensificando os trabalhos junto á sua equipe, além das campanha de orientação e conscientização junto aos meios de comunicação. As emissoras de rádio já estão veiculando a campanha, e muitas informações tem sido reproduzidas por todos os blogs no objetivo de buscar um alcance maior da importância deste assunto.  

VEJA O CALENDÁRIO DE REUNIÕES COM OS GRUPOS DE GESTANTES



As reuniões serão sempre às segundas e quintas-feiras de cada mês, ás 14 horas.

        


AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
DIAS
15 / 25 / 29
05 / 15 / 19 / 29
03 / 13 / 17 / 27 / 31
10 / 14 / 24 / 28
01 / 05 / 15 / 19 / 29
HORÁRIO
14 horas
14 horas
14 horas
14 horas
14 horas
PALESTRANTE
Dra. Elisa e Enf.
Adriana
Dra. Elisa e Enf. Adriana
Dra. Elisa e Enf. Adriana
Dra. Elisa e Enf. Adriana
Dra. Elisa e Enf. Adriana


Nenhum comentário:

Postar um comentário