Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CEO GARANTE Á POPULAÇÃO ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE BUCAL

Equipe do CEO
Os Centros de Especialidade Odontológicas são uma das linhas de ação do Brasil Sorridente, a primeira política nacional de saúde bucal já desenvolvida no País, com o objetivo de ampliar o atendimento e melhorar as condições da população brasileira nesta área. Com essas unidades, qualquer cidadão passa a ter acesso a tratamento odontológico especializado na rede pública, como canal, doenças da gengiva, cirurgias, câncer bucal em estágio mais avançado, endodontia e ortodontia.

Canguçu é um município privilegiado também nesta área de saúde, porque menos de 10% dos municípios brasileiros dispõem hoje deste serviço público especializado, onde os atendimentos são encaminhados pela rede básica, que passa pelo ESFs dos bairros, Posto Central, postos do interior e dos municípios que fazem parte do CEO. São realizados mensalmente uma média de 1.300 procedimentos.

São em média 115 próteses confeccionadas todo mês
Com amplas instalações, o CEO oferece ainda; sala de Prótese que confecciona todo mês uma média de 115 *próteses; uma média de 400 cirurgias mensais, 140 atendimentos em Periodontia e uma média de 310 em endodontia. No programa Bebê Sorriso, é uma media de 260 atendimentos mensais, além de mais 260 pacientes especiais atendidos todo mês.

Possibilitar ao indivíduo um atendimento odontológico integralizado, garantindo o acesso ás ações preventivas, oferecendo serviços eficientes na atenção básica e possibilitando a referência para a atenção especializada, é o que o município de Canguçu elaborou no seu projeto de atenção integral a saúde bucal, com o objetivo de ampliar o acesso de sua comunidade e das comunidades vizinhas, aos serviços especializados já existentes, e melhorar de forma definitiva o perfil da saúde bucal da população gaúcha do sul do estado.

Unidades básicas fazem o encaminhamento para o CEO

Dados apurados pelo Governo Federal antes da implantação dos CEOs, indicavam que 30 milhões de brasileiros nunca tinham ido ao dentista.  Em outros números, 13% dos adolescentes nunca tinham ido ao dentista; 20% da população brasileira já perdera todos os dentes e 45% dos brasileiros não tinham acesso regular a escova de dente.
Foram implantados aproximadamente 400 Centros de Especialidade em Odontologia (CEO) distribuídos em todos os estados brasileiros e implantados nos municípios que já apresentavam um histórico de referência em atendimento especializado de outras áreas, e Canguçu, é um destes municípios.
Cada CEO faz o atendimento clínico especializado que não puder ser executado nas unidades básicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário