Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CAPACIDADE PLENA DOS POSTOS DE SAUDE DO INTERIOR NÃO É UTILIZADA PELA COMUNIDADE

Como unidade gestora do sistema municipal, a Secretaria de Saúde organizou e desenvolveu uma ampla rede assistencial estabelecendo entre outras, uma estratégia de serviços básicos de saúde que possam atender a demanda da população, considerando inclusive, a população residente no interior e a geografia do município, que possui localidades com distância de até 70 km da sede.
Para melhor organizar esta rede, a SMS implantou 26 unidades básicas de saúde na zona rural, que atendem de acordo com cronogramas pré-estabelecidos, e conta também com uma unidade móvel de saúde que percorre a zona rural levando atendimento médico-dentista à outras 39 localidades, também organizadas por cronograma, além de um ESF – Estratégia de Saúde da Família que funciona no Santo Antônio – 3º Distrito, uma das localidades mais populosas do interior. Juntas, estas unidades promoveram no mês de junho 2.237 procedimentos (médico, dentista, enfermeiro, auxiliar e agente comunitário de saúde). O atendimento da unidade móvel não é computado separadamente, entrando nas estatísticas do PSC – Posto de Saúde Central.  
“Mesmo com esta rede, e com todos os serviços básicos de saúde, é raro a comunidade do interior utilizar toda a capacidade dos postos de saúde e da unidade móvel durante os atendimentos. Se essa estrutura no interior fosse melhor utilizada a demanda no Pronto Atendimento Municipal seria bem menor, já que 60% dos atendimentos de saúde do município são feitos pelo PAM 24 Horas”, diz a Secretária Municipal de Saúde – Mariza Helena Eslabão.
O Pronto Atendimento 24 horas realizou no mês de junho 18.281 procedimentos, como; exames laboratório, de Raio X e Ultrassom, eletrocardiograma, consultas ginecológicas; pré-natal; coleta de pré-câncer; enfermagem; nebulização, entre outros.
Perguntada se alguns médicos estariam limitando o número de atendimentos nos postos de saúde do interior, a Secretária Mariza garantiu que os médicos sempre atendem todos os pacientes, independente do número de fichas, ressaltando que não tem havido por parte da comunidade qualquer informação contrária.  
 A organização de toda essa rede assistencial tem um custo bastante elevado, com equipes médicas e deslocamento de veículos e funcionários, que saem da cidade para chegar até onde a comunidade está, no entanto, tem sobrado capacidade de atendimento nas unidades básicas de saúde do interior. A SMS tem ampliado e investido cada vez mais nas unidades de saúde do interior, e buscar a capacidade plena no atendimento nestas unidades, diminuindo a demanda nos atendimentos realizados nas unidades de saúde da cidade, é nosso objetivo destaca a Secretária.





Nenhum comentário:

Postar um comentário