Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PROJETO AMIGOS DO DENTE INTENSIFICA A PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL NO MUNICÍPIO DE CANGUÇU

A secretaria municipal de saúde de Canguçu está ajudando as crianças a sorrir mais e melhor. Atualmente está sendo executado o Projeto Amigos do Dente em três escolas do município: Escola Municipal de Ensino Infantil Santa Izabel, Escola Municipal de Ensino Infantil Reverendo Joaquim Manoel da Silveira, Escola Municipal de Ensino Fundamental Victor Marques Porto. A intenção deste projeto é transmitir os conhecimentos sobre cuidados odontológicos junto a crianças, que muitas vezes tem sua saúde bucal deixada de lado.
A higienização bucal é o grande foco do projeto, pois durante a execução do mesmo as crianças desenvolvem técnicas de escovação supervisionada e uso do fio dental, de acordo com a desenvoltura e habilidade motora de cada faixa etária. Para isto, são realizadas visitas semanais dos cirurgiãos-dentistas: Camila Lopes Schmalfuss e Nelson Pereira junto às escolas.
O projeto também aborda outros temas ligados as crianças, educadores e funcionários das escolas, com questões de interesse e necessidade de todos, como: técnicas de higienização oral, hábitos orais nutritivos e não nutritivos, traumatismo dentofacial, papel da família e da escola na prevenção de problemas bucais. Para estimular o interesse das crianças são utilizados alguns interativos: filmes educativos, palestras, diálogos, confecção de cartazes, desenhos para colorir, histórias infantis...
Pretende-se a partir deste projeto controlar a situação de saúde bucal destas crianças, pois muitas lesões cariosas de caráter iniciante poderão ser revertidas com uma correta higienização, alimentação adequada e uso racional de flúor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário