Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

COMITÊ MATERNO INFANTIL - ESTRUTURAÇÃO DA PERSONALIDADE INFANTIL

Papel da mãe e do pai são fundamentais



Outro tema tratado pela equipe de saúde que compõe o Comitê Materno Infantil nas reuniões das gestantes, é a Estruturação da Personalidade Infantil. Esta formação baseia-se fundamentalmente, na estrutura familiar conforme podemos ver uma síntese abaixo sobre este importante tema.
Dos variados problemas que afetam a vida conjugal, destaca-se, neste artigo, a precariedade do vínculo afetivo. Ele nasce na formação da personalidade, na infância. Caso a pessoa não tenha formado um grau satisfatório de vínculo, encontrará dificuldades posteriormente nas relações que mantiver. Por força do encanto exercido no período de namoro entre duas pessoas, vários comportamentos ficam ocultos.
Na rotina do relacionamento eles emergem, incluindo a dificuldade de manter o vínculo afetivo, causando a Síndrome do Comportamento de Hospedagem. Ela vai distanciando o casal através de comportamentos independentes ao extremo. A pessoa exerce os papéis cotidianos normalmente, todavia, demonstra frieza e comporta-se como um hóspede dentro de casa. Neste caso, especificamente, a precariedade vincular é a causadora deste comportamento, visto ser difícil para o seu portador manter um contato afetivo que ele próprio não pode oferecer. A tendência da síndrome é gerar um conflito pessoal e, conseqüentemente, no casal, que pode acabar se separando. A conversa conjugal é capaz de abrir a primeira porta para a identificação desta síndrome, bem como buscar ajuda especializada, objetivando a melhora pessoal e uma vida conjugal qualitativa com psicoterapia.
As últimas décadas têm proporcionado modificações revolucionárias na vida do ser humano. Em nosso conhecimento comum é sabido sobre a importância da figura materna na criação dos filhos, é próprio da natureza. O papel fundamental da mãe para com a sua criança nos primeiros anos de vida, período em que ocorre a estruturação da personalidade infantil. Também importante é o papel do pai, com o seu amor e a inserção dos limites alguns anos depois.
Alguns pesquisadores defendem a idéia de que o transtorno de personalidade é uma forma de estresse-traumático crônico originado na infância. A grande dificuldade neste assunto é provar que existe uma relação de causa e efeito entre os traumas passados e o comportamento desviante do presente.
Acredita-se que o caráter e a personalidade não se originam e nem se desenvolvem como coisas em si mesmas ( Vigotsky, 1999); e estes têm suas raízes nas mais simples aquisições, que crescem como produto do contato com os contos de fadas... Elas são consolidações remanescentes dos componentes existentes na literatura infantil, tais como os ideais e afetivos em grandes tendências dos comportamentos relacionados a situações sociais. Entretanto, acredita-se que a verdadeira função do conto de fadas na literatura infantil é sensibilizar, resgatar a imaginação perdida da criança, sendo formador da personalidade. O objetivo é que o conto esteja envolvendo-as no maravilhoso, deixando fluir a fantasia, a magia e o belo, num momento de leitura natural e prazerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário