Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

terça-feira, 30 de agosto de 2011

RS IMPLANTA PROJETO REDE CEGONHA


A Rede Cegonha RS, uma estratégia do Ministério da Saúde destinada a garantir atendimento adequado às gestantes e crianças de até os dois anos, foi lançada no Estado, nesta sexta-feira (26), às 14h, durante o Programa Destinos e Ações para o Rio Grande da Assembléia Legislativa.

O Ministério da Saúde destinou R$ 9 bilhões para a implantação desta iniciativa, a serem investidos em todo o Brasil para qualificar a assistência em todos os passos da gestação, desde o pré-natal até o pré e o pós parto.

A Rede Cegonha no RS faz parte da Política de Redes de Atenção Integral à Saúde, que no Estado é chamada de Redes Chimarrão e inclui a Rede de Urgência e Emergência, Rede de Atenção à Dependentes em Álcool e Drogas e, no futuro, a Rede de Atenção a Doenças Não transmissíveis como Diabetes e Hipertensão.

A Cegonha é composta por uma série de medidas, ações e cuidados que pretende assegurar às mulheres um atendimento seguro e humanizado durante a gravidez, passando pelo pré-natal e parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê.

De acordo com a diretora do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, Sandra Fagundes, depois de implementada nos municípios gaúchos, a iniciativa vai conferir às mulheres, de forma mais efetiva, o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, ao parto e puerpério. Às crianças, garantirá o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.

A diretora complementa que, para isso, os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) devem estar preparados para garantir o acesso, o acolhimento e a resolutividade por meio de um novo modelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança. Um dos principais objetivos desta política é a redução da mortalidade materna e neonatal, ressalta Sandra Fagundes.

Para evitar os riscos à mãe e ao bebê, o Estado vai passar a garantir a vinculação da gestante à unidade de referência para as consultas do pré-natal, dando a certeza da internação em unidade hospitalar regionalizada para a realização do parto. A rede vai incluir ainda o transporte seguro por meio do serviço Samu-cegonha.

Implantação da Rede Cegonha RS
Desde março deste ano, em âmbito interno da SES, estão ocorrendo reuniões, debates e capacitações visando à formulação de um desenho da Rede Cegonha Regional, em um trabalho georeferenciado às macrorregionais de saúde.

A partir de agosto começou o trabalho de sensibilização e diálogo junto aos municípios, com metodologia participativa para a implantação do processo, tanto para a da Rede Cegonha, como para a constituição da rede de atenção integral da saúde. Já participaram dessas oficinas as macrorregionais: Metropolitana, Norte, Sul, Vales e Missioneira. A proposta inicial é começar a instituir a região macrometropolitana, que inclui 88 municípios que somam uma população de 4 milhões de habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário