Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PROGRAMA SAÚDE DA MULHER


Veja algumas das ações da Secretaria Municipal de Saúde que trata da saúde da mulher:

COMPLETA ATENÇÃO À GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

OBJETIVOS:

- Oferecer assistência pré-natal completa a todas as adolescentes grávidas;
- Preparar para a transição do pós – parto e para o recém- nascido;
- Evitar novas gestações;
- Estabelecer serviços de referência para o pronto atendimento ao parto hospitalar.

ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL - SISPRENATAL

OBJETIVOS :

- Inscrever e iniciar o acompanhamento da gestante no primeiro trimestre de gravidez; - Assegurar a cobertura de atenção pré-natal à todas as gestantes e recém nascidos;
- Prestar atendimento à gestante consoante o enfoque da assistência integral á saúde da mulher, por profissionais devidamente treinados.
-          Reduzir a mortalidade materna e perinatal;
-          Dar assistência pré-natal a todas as gestantes;
-          Identificar gestantes de alto risco;
-          Estabelecer serviços de referência especializada para gestantes de alto risco;
-          Estabelecer serviços de referência para o pronto atendimento do parto hospitalar.

NA GESTAÇÃO:
Após confirmada a gestação, a mulher deve fazer vários exames de sangue, para apurar o fator Rh, glicemia, Anti-HIV, Sífilis, Toxoplasmose, rubéola, infecção urinária, hepatite B e ultrassonografia.  O objetivo é detectar qualquer alteração ou doença que possa acometer a criança ou comprometer o seu desenvolvimento no útero.
Nas gestações de baixo risco, as consultas devem ser realizadas mensalmente até o sétimo mês de gravidez. A partir daí, a consulta deve ser a cada duas semanas até completar uma idade gestacional de 36 semanas. Depois disso, as consultas são semanais. Nas gestações de alto risco, o intervalo das consultas é menor, dependendo da necessidade de cada caso.
Nutrição da Gestante
Nas consultas, o médico faz um acompanhamento do ganho de peso da mãe, que não deve ser inferior e nem superior ao recomendado. Devemos ter em mente que as necessidades calóricas estão aumentadas, durante a gravidez, porém a mulher deve ter uma dieta balanceada, tendo o cuidado para evitar o ganho de peso excessivo, que pode ser prejudicial. 

Outras Questões Importantes durante o pré-natal

- O acompanhamento pré-natal permite a avaliação de queixas comuns em gestantes, como náuseas e vômitos, constipação intestinal, queimação no estômago, inchaço e varizes nas pernas, cãibras, tonteiras, cansaço e dor nas costas. Essas queixas preocupam bastante as mulheres, e durante as consultas elas podem ter suas dúvidas esclarecidas ou receberem tratamento adequado;
- Evitar a automedicação; sabemos que muitos remédios não podem ser utilizados durante a gestação, por causarem efeitos graves no feto;
- Nas chamadas gestações de "alto risco". O objetivo do pré-natal é garantir o bom andamento das gestações de baixo risco e, também, identificar adequada e precocemente quais as pacientes com maiores chances de evolução desfavorável.
A assistência pré-natal deve ser iniciada assim que a possibilidade de gravidez for considerada, geralmente devido a atraso menstrual. Quanto antes for iniciado o acompanhamento, melhores serão os resultados alcançados.
Como vimos, o pré-natal é de extrema importância, pois permite que a gestação seja conduzida da forma mais saudável possível. Além disso, as possíveis alterações são detectadas e tratadas precocemente, o que reduz bastante a chance de resultados desfavoráveis, protegendo a saúde da mãe e do bebê.


PUERPÉRIO
Puerpério é o acompanhamento de 10 à 40 dias após o parto, onde as gestantes, estarão melhor assistidas e deverão contribuir para a redução dos índices de mortalidade infantil no município.

CONTROLE DO CÂNCER DE COLO UTERINO

OBJETIVOS:

- Reduzir a mortalidade por câncer de colo uterino em mulheres com 20 anos ou mais de idade;
- Prevenir o carcinoma invasivo de colo de útero, mediante o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno de lesões cervicais pré-invasivas,em mulheres com 20 anos ou mais.
METAS: Reduzir  a mortalidade.

CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA – PRÉ CÂNCER

OBJETIVOS:

- Reduzir a mortalidade por câncer de mama;
- Detectar precocemente alterações em glândulas mamárias de mulheres mediante o exame periódico das mamas;
- Diagnosticar e tratar em seu estágio inicial o câncer de mama em mulheres recomendado a partir dos 35 anos.
Como observação; temos uma cota de 300 exames mês, com média de 15 exames por dia SUS, que nos coloca numa situação de atender completamente a demanda. É só trazer a requisição do médico.

CONTROLE DO DIABETES              
OBJETIVOS:

- Prevenir, diagnosticar e tratar diabete em todos os indivíduos com 50 anos ou mais e os portadores da doença;
- Identificar precocemente individuais assintomáticos que já tenham a doença ou estejam em risco de desenvolvê-la;
- Tratar precocemente casos diagnosticados, objetivando alcançar controle metabólico aceitável da doença.

CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL                   


OBJETIVOS:

             Prevenir, diagnosticar e tratar hipertensão arterial sistêmica e suas conseqüências, em toda a população com 20 anos ou mais, em especial pacientes com mais de 40 anos, portadores ou não da doença.

ATENÇÃO INTEGRAL AO IDOSO                 

OBJETIVOS:

- Desenvolver ações para diminuir ou evitar a segregação familiar, a institucionalização indiscriminada e a marginalização social do idoso;
- Melhorar o desempenho das instituições que atendem ou abrigam idosos;
- Desenvolver ações articuladas com outros Programas de Saúde para prevenir situações de risco, - Diagnosticar e tratar doenças/agravos prevalentes nos idosos.


Um comentário:

  1. Não existe recomendação que indique mamografia como rastreamento em mulheres assintomáticas e sem fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de mama abaixo dos 50 anos. Fazer mamografia de rastreamento em mulher de 20 anos é apenas desperdício de recurso à saúde e constrangimento para a mulher.

    ResponderExcluir