Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

PLANEJAMENTO FAMILIAR É ASSUNTO NAS REUNIÕES COM GRUPOS DE GESTANTES

...atualmente as famílias são formadas por diversas estruturas. Isso é demonstrado através de dados oficiais divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O núcleo tradicional, constituído por um casal e filhos, não é mais a única forma estrutural da família na sociedade brasileira, apesar de ainda ser a principal. Embora a maior parcela das famílias ainda seja composta por casais com filhos (53,3%), houve uma forte retração no número de famílias com essa estrutura (em 1981, o percentual de famílias desse tipo era de 65%).

         O assunto Planejamento Familiar, foi pautado na reunião com um dos grupos de gestantes que ocorreu ontem (11/08) na sala de reuniões da SMS. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde Mariza Helena Eslabão falou do convênio com o Hospital, que não é só para o parto, mas também para todo o acompanhamento durante a gestação, e pediu que o grupo tirasse suas dúvidas com a equipe de saúde, presente na reunião. Logo em seguida, a Psicóloga e Coordenadora dos CAPS – Nara Fúculo iniciou falando sobre Planejamento Familiar, Exames e Desenvolvimento Psicológico. Paula Viola – Coordenadora dos ESFs também participou da reunião falando dos serviços disponíveis no Estratégia de Saúde da Família – ESF.
        
Sabendo um pouco sobre Planejamento Familiar
O acesso ao conhecimento e a facilidade de adquirir meios contraceptivos sob uma devida orientação médica é a única forma de conservar a saúde da mulher, evitando gestações indesejadas, diminuindo o número de gestações de alto risco, abortos inseguros e atenuando a mortalidade materna e infantil. O planejamento familiar (PF) também favorece as crianças, pois aumenta o intervalo entre as gestações.
A melhoria do PF para os homens e mulheres é clara, pois podem com o planejamento do nascimento de filhos, organizar para proporcionar uma vida e um futuro com mais estabilidade para sua família. Sempre com orientação médica, os pais podem ter informações de como fazer para se evitar uma gravidez indesejada, e de como agir com tranqüilidade diante de uma situação futura.
Hoje, a assistência ao planejamento familiar no Brasil é apresentada predominantemente pelas equipes do Estratégia de Saúde da Família (ESF). O Art. 2º da Lei 9263/96, diz que planejamento familiar é um conjugado de ações de regulação da fecundidade de modo a garantir direitos iguais de constituição, restrição ou aumento da prole pela família.
Devido à clandestinidade, os dados sobre aborto no Brasil não são precisos mas, por projeção do Ministério da Saúde, de cada 100 abortos, pelo menos 25' ocorrem com adolescentes. As gestações em adolescentes quer terminem em aborto ou parto, estão entre as cinco primeiras causas de morte no grupo e a gravidez na adolescência triplicou nos anos 90 em relação aos anos 70. A atividade sexual que era iniciada entre 19 e 22 anos, hoje ocorre entre 13 e 16 anos e os jovens não têm sido preparados para viver a sexualidade sem o risco da procriação. Das adolescentes que engravidam 40% têm o segundo filho num prazo máximo de três anos.
Vemos assim, além de palestras realizadas com os grupos de gestantes, a importância do ESF para o desenvolvimento de variadas políticas públicas, uma vez que este atua estabelecendo um contato direto com a comunidade a qual este está inserido, abrangendo uma parcela considerável da população local de maneira integrada.
Assim, a viabilidade do planejamento familiar, que é essencial para as condições de vida dos usuários, é maior quando esse está inserido ao ESF. Tal assistência ao planejamento familiar deve ser pautada na saúde reprodutiva, contando com um bom acompanhamento médico que venha a orientar os métodos de concepção ou contracepção, além de ser imprescindível a disponibilização de anticoncepcionais


Nenhum comentário:

Postar um comentário