Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A GESTANTE E O DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DURANTE A GRAVIDEZ

Prepare-se para uma das fases mais importantes da sua vida: Ser Mãe

O Desenvolvimento Psicológico, é outro assunto tratado nas reuniões dos Grupos de Gestantes, organizado pelo Comitê Materno Infantil da Secretaria Municipal de Saúde, leia abaixo um pouco sobre este tema, e saiba o porquê da importância de acompanhar as reuniões que serão realizadas todas as segundas e quintas-feiras, a partir das 14 horas.
Durante a gravidez, a mulher passa por uma série de mudanças emocionais e físicas, é uma fase em que todo o organismo se modifica para receber uma nova vida em um período de quarenta semanas. Muitos sintomas surgem durante os nove meses, ficando o útero dez vezes maior e as mamas com mais tamanho e volume. Em média a mulher ganha nesta fase cerca de nove a doze quilos.
O aspecto psicológico também sofre mudanças. Uma mulher pode vivenciar de maneiras distintas a gravidez durante sua vida. Esta experiência se modifica dependendo da relação com a família, companheiro, objetivos e atividades sociais, outros filhos, situação de aborto, etc. Torna-se mais sensível e emotiva, experimentando sentimentos e sensações novas, chorando e rindo com mais facilidade.
O parto é a transição para a maternidade, considerado o evento mais temido. Técnicas de relaxamento e visualização diminuem o medo e tensão, que dão origem a dor. Por todas as mudanças e responsabilidades assumidas pela mulher na maternidade, algumas desenvolvem depressão pós-parto e/ou psicose puerperal, se fazendo necessário um tratamento psiquiátrico e psicoterápico. Assistência psicológica a gestante e orientação familiar, poderá minimizar as ansiedades oriundas da gravidez, facilitando a interação da díade mãe-bebê e no puerpério ajuda a mulher no processo de reestruturação psíquica a nova identidade e reelaboração do bebê imaginário para receber o real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário