Considerando-se a evolução dos modelos de atendimento à saúde no Brasil, observa-se que, no plano legal, a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1988 representou um avanço, principalmente pelos seus princípios gerais de organização.
Entre outros aspectos, estes princípios apontam para a garantia de acesso de toda e qualquer pessoa a todo e qualquer serviço de saúde, e para a participação cidadã, através de suas entidades representativas, no processo de formulação de políticas públicas de saúde e do controle de sua execução.
Embora a saúde seja um direito constitucionalmente garantido, um olhar sobre o cotidiano das práticas de saúde pode revelar contradições existentes entre essas conquistas estabelecidas no plano legal e a realidade vivenciada pelos usuários e profissionais do setor, implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores.
Com o objetivo de melhorar os níveis de saúde e o processo de produção, a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando neste sábado (24/09) pela manhã, a capacitação “Humanização e Qualidade no Atendimento”. O evento será realizado no Salão da SMEE, das 9 às 12 horas e será ministrado por Luciana Nunes Soares - Gerente de Operações do Hospital Universitário São Francisco de Paula - Pelotas e professora da Universidade Católica de Pelotas, que estará auxiliada por Aline Wink, Ana Paula Grala e Karina Rosário.
O curso visa resgatar o sentido da humanização na assistência à saúde do ser humano, refletindo e abordando de forma dinâmica, com atividades práticas, discussão e apresentação de práticas em atendimento nos serviços de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário