Já está em andamento pedido de licitação para contratação da empresa que irá construir Unidade de Pronto Atendimento 24h em Canguçu.
Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência em 2003, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) funcionam como unidades intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais e ajudam a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso dos usuários aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS).
Essas unidades atendem a casos de saúde que exijam atenção médica intermediária como problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes e infartos, evitando que estes pacientes sejam sempre encaminhados aos prontos-socorros dos hospitais.
Recentemente foi autorizada para Canguçu uma Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas – UPA de porte I, ou seja, tem até oito leitos e capacidade para atender até 150 pacientes por dia. O repasse previsto pelo ministério para a construção e compra de equipamentos é de R$ 1,4 milhão para cada UPA de porte I. A unidade já tem até endereço e deverá ser construída na rua Inácio Teixeira Filho, No Bairro Izabel.
O Ministério da Saúde autorizou a construção de 53 novas UPAs em 15 estados da federação, entre eles o Rio Grande do Sul. Apenas as cidades gaúchas de Canguçu, Venâncio Aires, Novo Hamburgo e Farroupilha serão as contempladas.
A unidades garantem um atendimento eficaz às urgências e estão mais próximas da residência da população. A experiência mostra que 97% dos casos atendidos em uma UPA são resolvidos na própria unidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário