Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

APENAS 4 MUNICÍPIO GAÚCHOS RECEBERÃO INVESTIMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS




Já está em andamento pedido de licitação para contratação da empresa que irá construir Unidade de Pronto Atendimento 24h em Canguçu.
Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência em 2003, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) funcionam como unidades intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais e ajudam a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso dos usuários aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS).
Essas unidades atendem a casos de saúde que exijam atenção médica intermediária como problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes e infartos, evitando que estes pacientes sejam sempre encaminhados aos prontos-socorros dos hospitais.
Recentemente foi autorizada para Canguçu uma Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas – UPA de porte I, ou seja, tem até oito leitos e capacidade para atender até 150 pacientes por dia. O repasse previsto pelo ministério para a construção e compra de equipamentos é de R$ 1,4 milhão para cada UPA de porte I. A unidade já tem até endereço e deverá ser construída na rua Inácio Teixeira Filho, No Bairro Izabel.
Unidades de Pronto Atendimento solucionam em média 97% dos casos
O Ministério da Saúde autorizou a construção de 53 novas UPAs em 15 estados da federação, entre eles o Rio Grande do Sul. Apenas as cidades gaúchas de Canguçu, Venâncio Aires, Novo Hamburgo e Farroupilha serão as contempladas.

A unidades garantem um atendimento eficaz às urgências e estão mais próximas da residência da população. A experiência mostra que 97% dos casos atendidos em uma UPA são resolvidos na própria unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário