Cartilha organizada e preparada pelo Comitê do Adolescência Sadia que foi encaminhado para cada aluno, pais e profissionais envolvidos (professores, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, agentes de saúde,...), trás importantes assuntos sobre o que fazer em sala de aula e na escola quando o assunto é drogas. Todos os alunos da rede pública municipal do 6º ao 9º ano em Canguçu, estão integrados ao programa Adolescência Sadia. É um conteúdo completamente ignorado na maioria dos cursos que habilitam o educador, descreve o prefácio da cartilha.
A não ser que sua escola seja muito diferente da média, a maioria dos seus alunos não está envolvida com drogas ilegais, não bebe pesadamente e não fuma. Ainda, entre aqueles que se engajam em um ou mais desses comportamentos, somente alguns estão realmente com problemas persistentes, ou correm o risco de apresentar esses problemas em breve.
O quadro abaixo mostra a porcentagem de estudantes que já fizeram uso de cada uma das drogas pelo menos uma vez na vida. Os dados são resultado de uma pesquisa, realizada em 1997, com estudantes de ensino fundamental e médio em dez capitais brasileiras. Este quadro está ilustrado na página central da cartilha, ajuda a dar uma dimensão da situação, sem considerar a droga do momento; o crack.
DROGAS | PORCENTAGEM DE ALUNOS QUE USARAM |
Álcool | 51,2% |
Tabaco | 11% |
Solventes | 13,8% |
Maconha | 7,6% |
Ansiolíticos (calmantes) | 5,8% |
Anfetamínicos (estimulantes) | 4,4% |
O trabalho do professor, sugere a cartilha, deve dirigir-se, prioritariamente, ao primeiro grupo de alunos, a maioria que, tipicamente, não usa drogas (no caso de álcool e tabaco, só experimentou ou usa eventualmente). Esse trabalho, tecnicamente chamado prevenção universal, visa aumentar as chances de que os alunos que não usam drogas continuem não usando, os que estão experimentando álcool ou tabaco, parem por aí e não se arrisquem mais, diminuam o consumo ou aprendam a evitar os riscos associados o uso.
Prevenção ao abuso de drogas na escola, o que cada um de nós pode fazer?
Essa responsabilidade é de todos nós!
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