Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTÁ ELABORANDO UMA NOVA CARTEIRA PARA GESTANTES

Para que a mãe tenha o acompanhamento integral durante o pré-natal registrado, com anotação de todas informações sobre exames, consultas, vacinas, atendimentos odontológicos, visitas do Agente Comunitário de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde está elaborando uma nova Carteira da Gestante. Mais completa, a nova Carteira da Gestante que deverá trazer também um novo nome, à princípio, chamada de Agenda da Gestante, trará também informações às mulheres, sobre as vantagens do parto normal, sinais de parto, perigos na gravidez. Fica ainda por dentro dos direitos dos bebês, como o acesso ao teste do pezinho, teste do olhinho e teste da orelhinha.
O material, que está em fase de pequenos ajustes, é composto de um manual técnico destinado a médicos e enfermeiros que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde, um manual de orientação ao gestor e o fluxo da linha de cuidados para consulta rápida.
Sugestão surgiu nas reuniões do Comitê Materno Infantil
Para a Secretária Municipal de Saúde – Mariza Helena Eslabão, a intenção da Secretaria é melhorar a qualidade da assistência pré-natal no município, reduzindo a mortalidade materno-infantil e oferecendo maior bem-estar e segurança para as mulheres durante a gravidez.
As medidas essenciais propostas são, entre outras, a realização de um número mínimo de ultra-sons durante a gravidez, consultas pós-parto e exames que identificam gestantes com infecção assintomática por estreptococo B, que causa doenças em recém-nascidos. Também são propostos exames mais específicos para diagnosticar diabetes, exames para hepatite B e toxiplasmose e realização de urocultura para identificar infecção urinária mesmo em pacientes sem sintomas, que pode ocasionar parto prematuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário