Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

terça-feira, 6 de setembro de 2011

ESF FONSECA – AS CRIANÇAS E O PERIGO DA DIARRÉIA

Dias 17 e 26 de agosto a ESF 02 Vila Fonseca promoveu encontro dos grupos de mães e bebês. O assunto abordado no mês foi a diarréia.
         A diarréia é uma doença que se caracteriza pelo aumento do número de vezes que uma criança evacua. Às vezes podem ser leves, líquida ou semi-líquida. Pode ser que a criança apresente febre ou vômitos. A diarréia em crianças e bebês têm numerosas causas entre as quais estão as enfermidades, infecções, sensibilidade aos alimentos, antibióticos e o consumo excessivo de frutas ou suco de frutas. O perigo da diarréia é a desidratação. A criança não deve deixar de comer. Não suspenda o leite materno e dê à criança soro oral cada meia hora.
         A prevenção é muito importante. Lave bem as mãos antes de manipular os alimentos. Lave bem os alimentos, ferva as chupetas e mantenha a tampa do lixo sempre fechada. Se a criança é menor de 6 meses, e apresenta sangue nas fezes, vômito freqüente, dor abdominal, choro sem lágrimas, perda de apetite por líquidos, febre alta, mais de 3 evacuações por dia, perda de peso, e sede extrema, procure o médico urgentemente.
         Quando se deve chamar o médico:
A diarréia é grave e dura mais de 2 ou 3 dias. 
A diarréia contém sangue ou mucosidade. 
A diarréia se repete ou a criança está perdendo peso. 
A criança tem sinais de desidratação (chame imediatamente).
A diarréia está acompanhada por múltiplos episódios de vômitos, febre ou cólicas abdominais.
A diarréia se apresenta na semana depois de uma viagem ou saída ao campo (a diarréia pode ser causada por bactérias ou parasitos e pode requerer tratamento).
O médico pode receitar medicamentos para ajudar a controlar a diarréia. Os medicamentos antidiarréicos de venda livre podem ser ineficazes ou potencialmente perigosos.
Orientação da equipe de saúde: Consulte com seu médico antes de usar antidiarréicos de venda livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário