Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

FRIO - SMS REGISTRA AUMENTO DE MAIS DE 20% NO NÚMERO DE PROCEDIMENTOS SAÚDE





 
Além das alterações climáticas, a chegada do inverno e do frio causam também mudanças no nosso organismo, trazendo junto com ele uma série de doenças chatas, que geralmente aumentam a sinfonia de espirros e o consumo de lenços de papel, mas podem trazer complicações bem mais graves.
A proliferação das doenças de inverno não é só frio. Mudanças de hábito decorrentes dele também favorecem os problemas respiratórios. Geralmente, no inverno, as pessoas bebem bem menos líquido, porque não sentem sede (já que transpiram muito menos), mas o organismo segue precisando da mesma quantidade de água, importante para controlar a circulação sanguínea, composição das células, músculos e respiração.
Esta proliferação de doenças causa também mudanças nos procedimentos médicos, com o aumento na procura pelos atendimentos dos pacientes que tentam se manter longe delas tratando os primeiros sinais que se apresentam, principalmente em crianças e idosos.
No mês de junho, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 30.685 procedimentos e no último mês (agosto), este número subiu para 37.273 procedimentos, um acréscimo superior a 20% no forte do inverno.
O Posto de Saúde Central registrou um acréscimo mais elevado, ficando em 28% o aumento nos atendimentos de saúde, como pediatria, dentista, enfermagem e vacinas.
Equipe registra números da saúde
O registro maior no número de procedimentos foi nos ESFs (bairros e interior) e no uso do SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência. No geral, os ESFs registraram um acréscimo de 60% nos procedimentos registrados nos últimos dois meses, no entanto, o ESF do Santo Antônio (3º Distrito), teve um aumento de 340% na procura por atendimentos. O SAMU foi recordista na procura por atendimento, registrando um acréscimo de 370% em relação ao mês de junho.
O município, através da SMS tem uma rede assistencial organizada que hoje é referência em toda a região, no entanto, esta época do ano têm exigido um esforço e um desdobramento maior das equipes de saúde, que precisam manter a comunidade sempre bem assistida. Não nos descuidamos, e para isso estamos investindo mais R$ 2,6 milhões em obras de ampliação e construção de novas unidades de saúde no município, destaca a Secretária Mariza Helena Eslabão.    
Quem passa, pode ver as obras em andamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário