Estou grávida!
Este é um momento especial na sua vida e na vida das pessoas próximas a você. A gravidez, o parto e o nascimento fazem parte da sexualidade e afetividade da mulher e do homem. É necessário entender as diferenças entre “ser homem e ser mulher” e como cada um sente a gravidez.
Na mulher, ocorrem transformações físicas e emocionais que vão influenciar no seu dia-a-dia. Pode sentir alegria, tristeza, ter dúvidas e medos.
É preciso reconhecer essas mudanças para vivê-las de forma ativa e saudável, com harmonia e prazer. Neste período é importante aumentar seus conhecimentos sobre higiene, alimentação e sobre quais são os cuidados especiais, inclusive porque existem preconceitos que devem ser desmistificados.
A Secretaria Municipal de Saúde está preparando uma agenda para você, mulher grávida, para ajudar na sua compreensão do que acontecerá nos próximos meses de sua vida. Ela terá vários assuntos que irão lhe auxiliar neste período:
Para quais cuidados pessoais você deve ficar mais atenta?
• Manter uma alimentação saudável:
– fazendo pequenas refeições, várias vezes ao dia, com alimentos variados como: milho, aveia, arroz, feijão, verduras, legumes, frutas, leite, iogurte, queijos e carnes;
– consumindo cereais e farinhas integrais que são ricos em fibras e ajudam a prevenir a prisão de ventre;
– preferindo alimentos da sua região e da época porque são mais baratos e frescos;
– evitando consumir alimentos que contenham excesso de açúcar, sal, gorduras e com aditivos químicos;
– consumindo carnes e vísceras, como carne de boi, peixes, carne de frango, fígado, pois ajudam a prevenir a anemia;
– bebendo bastante água, cerca de 6 a 8 copos grandes por dia;
– bebendo sucos de frutas, água de coco, entre as refeições.
• Não usar bebidas alcoólicas e cigarros. Usar remédios apenas com prescrição médica, pois alguns são prejudiciais à sua saúde e à do bebê:
– fumo atrapalha o crescimento do bebê dentro do útero e, após o nascimento, pode prejudicar o seu desenvolvimento. Também é importante evitar o contato com a fumaça.
– álcool e algumas outras drogas podem fazer seu bebê nascer com baixo peso e outros problemas de saúde.
• Ser ainda mais rigorosa com a escovação dos dentes depois das refeições e antes
de dormir. No início da gestação, convém fazer uma consulta com o dentista. Caso seja necessário tratamento, este poderá ser realizado a partir do quarto mês.
E NÃO ESQUEÇA, FAÇA O SEU PRÉ-CÂNCER REGULARMENTE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário