Colaboradores da saúde querem mais momentos de confraternização |
O curso de capacitação “Humanização e Qualidade no Atendimento”, na sua segunda parte, apontou entre os colaboradores, pontos negativos e positivos no ambiente de trabalho. A dinâmica do trabalho de grupo, realizado sábado pela manhã, serviu para que todos pudessem refletir sobre as condições no ambiente de trabalho, o que tem contribuído para que todos possam enfrentar melhor o dia a dia, e também, o que pode ser mudado para que o ambiente de trabalho seja mais saudável e acolhedor, não só para os servidores, mas para todos os agentes envolvidos neste processo de humanização e qualidade, proposto pelo curso.
Os diversos pontos descritos pelos colaboradores, deverá também, servir para que a área de saúde possa continuar ampliando e investindo nestes pontos positivos nas suas mais diversas áreas de atuação, bem como, identificar pontos negativos que possam ser reparados e promover cada vez mais, o bem estar dos colaboradores, e principalmente, daqueles que estão lá na ponta deste processo.
Acompanhe alguns destes pontos:
Positivos
- Convivência com os colegas / momentos de confraternização
- Espírito de equipe / reuniões de equipe
- O reconhecimento do paciente / ouvir um obrigado
- Coleguismo / amizade construída com os colegas
- Respeito e seriedade
- Atenção à urgência, quando necessária ao paciente
Negativos
- Correria no dia a dia, que contribui para o stress
- Ansiedade dos pacientes, que muitas vezes provoca a impaciência
- Carga horária excessiva diminuindo o rendimento
- Falta de comunicação entre os setores / mais confraternização
- Muitas tarefas atribuídas / acúmulo de funções
- Demanda sobrecarregada, inviabilizando um atendimento mais humanizado
Esses e outros pontos serão analisados pela secretária Mariza Helena Eslabão, que falou ao final do curso sentir esta necessidade de interagir cada vez mais com as equipes de saúde, no objetivo de melhorar as condições de trabalho. Mariza pretende envolver os demais colaboradores, mas reconhece a dificuldade em integrar médicos e dentistas, pelos horários que não dispõem, sendo que muitos atendem em outras cidades. Estamos trabalhando com este objetivo, melhorar cada vez mais a área de saúde, em todos os seus aspectos. Um exemplo, são as reuniões semanais com os grupos de gestantes, com um importante trabalho de informação e conscientização às futuras mamães, que já estamos realizando.
“Que seja um primeiro passo, isso nunca houve, e que deve haver continuidade disse Vanise Nunes – Responsável Técnica de Imunizações do PSC.”
Todos os participantes receberão um Certificado do Curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário