Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CANGUÇU TEM SE DESTACADO NA ATENÇÃO BÁSICA E PELA BUSCA DE SERVIÇOS MAIS ESPECIALIZADOS Á SUA POPULAÇÃO (2)


...
Por outro lado, para municípios como Canguçu, as dificuldades da realização de procedimentos de maior com­plexidade para sua população, como iniciativa, tem significado um enorme esforço no objetivo de tentar construir sistemas de saúde municipais autônomos, buscando expandir a sua rede municipal em conjunto com uma articulação regional que possa viabilizar economia de esca­la, com serviços de saúde melhor dimensionados para as necessidades da população, sem que se tornem ociosos, custosos e inviáveis técnica e financeiramente. Iniciativas bem sucedidas, foram a construção do CEO – Centro Regional de Especialidades Odontológicas e dos CAPS – Casa de Saúde Mental, implantados em Canguçu e existentes em poucos municípios do Brasil.
Neste conjunto, não é fácil delimitar as funções das esferas de governo (federal, estadual e municipal) no planejamento, no financiamento e na execução das ações e dos pro­cedimentos de média e alta complexidade, pois esta divisão não foi estabelecida nas normas legais maiores que constituíram o SUS.
Inicialmente se deve salientar que o desenvolvimento do SUS, conforme pre­vê a Constituição Federal (CF), é de responsabilidade das três esferas de governo, de forma concorrente, em suas respectivas áreas de abrangência, uma vez que o direito universal à saúde é dever do Estado (sem distinção) e o financiamento do sistema tem, como fonte conjunta, recursos do orçamento da União, dos estados e dos municípios.
Mas apenas isso não basta, o gestor tem que ter a competência de saber buscar os recursos e desenvolver projetos que possam melhorar as condições de saúde da sua população, principalmente na atenção básica, capazes de atender a maior parte dos problemas comuns de saúde da população. Outros bons exemplos em Canguçu, foram a construção do PAM – Pronto Atendimento Municipal 24 horas, a ampliação da rede de postos no interior (26) e do atendimento da Unidade Móvel (38 localidades), além da criação dos ESFs (que agora recebem novos investimentos para reforma e ampliação). Em breve, uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento também fará parte desta rede de assistência oferecida hoje á população do município e da região, que servirá como mais um referencial do município à região.
Quanto à estes serviços de saúde chamados de média e alta complexidade,  que requerem recursos tecnológicos, para o apoio diagnóstico e tratamento  não disponíveis em Canguçu e demais municípios menores, são referenciados aos municípios da região, as seguintes cidades:

PELOTAS:                                                     
Santa Casa de Misericórdia                         
Beneficência                                        
Centro de Especialidades                                    
Hospital da FAU:
Sanatório Espírita;
Clínica Olivé Leite;
Pró-cardíaco;
Hospital Miguel Piltcher;
Faculdade de Medicina;
Centro de Saúde- SSMA;
Faculdade de odontologia.

 PORTO ALEGRE                 RIO GRANDE
Banco de Olhos                 Santa Casa
Hospital de Clínicas             CEAT
Santa Casa                       FURG
         Importante destacar também, que a Prefeitura Municipal de Canguçu, através da Secretaria Municipal de Saúde, continua trabalhando no objetivo de oferecer serviços que possam atender os principais problemas de saúde da sua população. E, embora não disponha de algumas especialidades, transporta gratuitamente, todos os dias, pacientes para estas consultas nos locais acima citados, sempre no objetivo de disponibilizar condições e assistência conforme a demanda e à altura dos seus usuários.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário