O projeto “Porto da Prevenção” é desenvolvido pelo NEP – Núcleo de Estudos da Prostituição, em parceria com as ONGs e Serviços Municipais de Saúde de Pelotas, São Lourenço do Sul e Canguçu para atuar junto às mulheres profissionais do sexo.
O NEP é uma organização da sociedade civil que atua desde 1989 em Porto Alegre, e tem o objetivo de ampliar as ações de prevenção junto às mulheres profissionais do sexo. Conta com o trabalho voluntário e o apoio de organizações religiosas, governamentais, não-governamentais e privadas. Desenvolve ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, HIV e AIDS, de educação em cidadania e direitos humanos, visando saúde integral, apostando nas próprias mulheres para serem sujeitas de sua situação social, profissional, familiar e de gênero.
Os chamados grupos de multiplicadores de informação em prevenção, atuam em territórios de prostituição públicos e privados (rua, porto, postos de gasolina, praças e parques) e privados (bares, casas, boates, privês) etc, nas cidades citadas acima, realizando reuniões sistemáticas, oficinas específicas de saúde, prevenção, direitos e cidadania, distribuição de folders e cartilhas informativas, preservativos e outros.
O projeto tem entre seus apoiadores, o Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde do Estado e do Município, Programa Missão Urbana e Rural – MUR, Fundação Luterana de Diaconia. Participa do Conselho Municipal dos Direitos Humanos, Comissão de DST/Aids e do Conselho dos Direitos da Mulher.
Em 1999, recebeu o prêmio “Direitos Humanos no RS”, concedido pela UNESCO, Conselho Britânico, Fundação Maurício Sirotsky e Assembléia Legislativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário