Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

terça-feira, 26 de julho de 2011

PRIMEIRO CASO DE GRIPE A EM CANGUÇU – PACIENTE PASSA BEM

Em entrevista concedida à Rádio Liberdade AM nesta sexta-feira (22), a Secretária Mariza Helena Eslabão confirmou o primeiro caso de gripe A em Canguçu. Não há motivos para pânico, diz a secretária, destacando que todas as medidas preventivas estão sendo tomadas pela secretaria. O caso registrado em junho, foi divulgado somente agora devido à necessidade de comprovação do vírus através de exames.
Além de falar sobre o caso confirmado da doença, Mariza explicou como pode ser feita a vacinação preventiva. A última remessa de 500 doses da vacina contra a Gripe A durou pouco mais de 24 horas, e uma nova remessa estará disponível nesta terça-feira.
– Inicialmente vacinamos os grupos de risco, mas agora a vacinação está aberta à todos – explica.
O caso confirmado de vírus H1N1 ocorreu em junho. Um morador do 8º Distrito de Pelotas estava visitando familiares no bairro Vila Nova, em Canguçu, quando se sentiu mal. Ele foi encaminhado ao Pronto-Atendimento e, depois, à UTI do Hospital de Caridade. Conforme Margarete Moura, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, o homem não havia sido vacinado contra a Gripe A. Ela explicou à reportagem do jornal Canguçu On Line que este foi o único caso, dentre os suspeitos, confirmado por meio de exames.
– Tivemos seis casos suspeitos. Um deles foi confirmado como Gripe A e quatro deram resultado negativo. Ainda não recebemos os exames do outro caso, de uma criança de dois anos – esclarece.
O caso confirmado foi tratado no Hospital de Caridade. O homem teve alta e passa bem. Equipes da Secretaria de Saúde realizaram exames e vacinação nos familiares do paciente, que residem no bairro Vila Nova, mas nenhum deles contraiu o vírus da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário