Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quarta-feira, 6 de julho de 2011

O MELHOR PARTO É O PARTO NORMAL RECOMENDA O ESF DO BAIRRO FONSECA


O melhor e mais seguro parto para a mulher é o parto normal. O parto cesárea é uma cirurgia que tem chances maiores de complicações e só deve ser feito em casos extremos, este foi um dos assuntos tratados na reunião do grupo de gestantes do ESF 02 do Bairro Fonseca, realizado no último dia 01. Orientações sobre trabalho de parto, tipos de parto e a preparação da mala da maternidade também foi assunto.
Alguns motivos devem ser considerados na decisão da via de parto mais adequada, tais como: preparo psicológico e expectativas da mulher, do companheiro, da família, saúde materna e fetal e ambiente social. Para que essa decisão seja acertada, a mulher deve fazer um bom pré-natal, pois será nesse período em que ela tirará todas as suas dúvidas sobre a gestação e o parto, conhecendo assim melhor o seu corpo e o desenvolvimento do seu bebê.

Alguns direitos das gestantes e puérperas:

O parto é considerado uma urgência e o seu atendimento não pode ser recusado em nenhum hospital, maternidade ou casa de parto; a gestante tem o direito de ser escutada em suas queixas e reclamações e ter as suas dúvidas esclarecidas, de contar com a presença de acompanhante no momento do parto, como o pai da criança, parente ou pessoa amiga; nem sempre é necessária a realização da lavagem intestinal e da raspagem de pêlos antes do parto.
Converse sobre isso com quem está atendendo você; o soro com medicamentos para apressar o parto só deve ser utilizado em situações especiais. Se este for o seu caso, solicite à equipe de saúde que lhe explique as razões de uso do soro; a dor no parto costuma ser uma dor forte, mas muitas mulheres acham que é uma dor suportável e preferem não ter anestesia. Se você sentir necessidade, peça anestesia mesmo no caso de um parto normal, inclusive nos hospitais públicos ou conveniados ao SUS; depois do parto a mulher tem direito de ter a criança a seu lado em alojamento conjunto e receber orientações sobre a amamentação e suas vantagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário