Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quinta-feira, 7 de julho de 2011

DOENÇAS DE INVERNO - COMO SE PREVENIR

Amidalite         É uma inflamação das amídalas, duas pequenas “bolinhas” no fundo de nossa garganta. Pode ser causada por vírus ou por bactérias. Os sintomas são dor de garganta, dor ao engolir, febre, mau hálito e, às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço.

         Otite (ou dor-de-ouvido)
É uma infecção bacteriana do ouvido médio, que fica entre o tímpano e o ouvido interno, muito comum em crianças. Normalmente, vírus e bactérias que infectaram a garganta migram até o ouvido e provocam a doença. 

Bronquite         É uma inflamação dos brônquios, que causa inchaço das mucosas e impede a chegada do ar aos pulmões. A forma aguda é causada por vírus e bactérias. A crônica é recorrente e não necessariamente fruto de infecção. É comum confundir bronquite e asma, mas bronquite gera tosse seca com chiado seguida por tosse com eliminação de catarro, ao contrário da asma, que apresenta apenas tosse seca. A presença de febre também indica a bronquite. 
As origens da bronquite podem variar desde as mais comuns, como a gripe, até o cigarro, a poluição e a inalação de gases tóxicos. Nas crianças com dificuldades imunológicas, as crises de bronquite geralmente surgem uma atrás da outra, mas o problema agrava-se quando o processo inflamatório fica crônico. 
A SMS orienta:
Se você tem estes sintomas, procure o atendimento médico.
IMPORTANTE: Evite a automedicação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário