Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

terça-feira, 26 de julho de 2011

COMITÊ SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA ESTEVE REUNIDO NO SANTO ANTÔNIO

O Comitê Saúde da População Negra esteve reunido nesta sexta-feira na localidade do Santo Antônio – 3º Distrito.
Buscar uma melhor assistência médica ás comunidades quilombolas, ver a realidade de cada uma, observar suas carências na área de saúde, manter a estratégica para desenvolver ações direcionadas á estas comunidades e promover a saúde, são alguns dos objetivos deste trabalho.
Participaram, integrantes da comunidade quilombola da localidade, Dona Maria Conceição – Presidente da Associação Moçambique, agentes de saúde, profissionais da área e a Secretária Municipal de Saúde – Mariza Helena Eslabão. 
Referindo-se á pouca presença dos integrantes da comunidade quilombola, Dona Maria Conceição falou que faltou interesse da comunidade, porque quando tem entrega de alguma coisa é aqui na Associação do Santo Antônio que eles vêm. - Faltou interesse, faltou dar importância e entenderem que se trata de saúde, ressaltando que não faz diferença se a reunião é na Associação do Santo Antônio ou dos Quilombolas (Moçambique).
Dona Maria falou um pouco da realidade daquela comunidade, dizendo que é uma comunidade pobre, e as dificuldades são muitas, por isso é importante sim, a comunidade aproveitar estas oportunidades.
A Secretária Mariza respondeu dizendo que o objetivo da reunião é de pensar ações para estas comunidades, com o objetivo de promover a saúde.
Na oportunidade, o Comitê Saúde da População Negra distribuiu panfletos com orientações sobre a Anemia Falciforme, doença predominante na população negra.

Associação Comunitária do Santo Antônio, onde funciona o
Posto de Saúde e são realizadas reuniões com a comunidade.

Como identificar a Anemia Falciforme:
- Anemia crônica; causada pela rápida destruição dos glóbulos vermelhos.
- Icterícia; cor amarelada da pele, mais visível no branco dos olhos. Na doença Falciforme isso não caracteriza Hepatite e não é contagioso.
- Síndrome Mão-pé; inchaços muito dolorosos na região dos punhos e tornozelos. São mais freqüentes até aos dois anos de idade.
- Crises dolorosas; principalmente em ossos, músculos e articulações.
Nos bebês, o teste do pezinho pode identificar a presença da doença falciforme.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário