Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quinta-feira, 12 de abril de 2012

PARA TER UMA GRAVIDEZ SAUDÁVEL AS GESTANTES DEVEM FAZER AO MENOS SEIS CONSULTAS MÉDICAS

O Pré Natal é tema de mais uma campanha nas emissoras de rádio, e a Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando insistentemente este tema, no objetivo de reforçar a importância do acompanhamento médico à todas as gestantes.
Na Cartilha da Gestante, que começa a ser distribuída, vem toda a orientação para que a gestante cuide da sua saúde e da saúde do bebê que está esperando. Esse cuidado é feito através de consultas em uma Unidade de Saúde. Nessas consultas, a gestante previne e trata qualquer problema que acontecer, podendo também, tirar todas as suas dúvidas.
Pelo menos, seis consultas devem ser realizadas até o final da gravidez.
Na sua primeira consulta, a gestante recebe um cartão que fica com ela durante toda a gravidez. Nele, o médico ou a enfermeira anota seus dados, seu peso, sua pressão, quanto o bebê está crescendo e o resultado de todos os seus exames.
Quando receber o cartão, toda gestante deve carregar consigo em todas as suas consultas, pedindo que o médico ou a enfermeira façam suas anotações. A gestante também não pode esquecer de levar seu cartão quando for para o hospital ter o seu bebê.
Alguns exames são muito importantes, pois permitem prevenir e tratar doenças que podem colocar em risco a saúde da gestante e a do bebê.
Exames que a gestante precisa fazer:
Hemograma – para saber se você tem anemia, que é muito comum na gravidez.
Glicemia – para saber se você tem diabetes (açúcar no sangue).
VDRL – para saber se você tem sífilis. Se essa doença não for tratada, o bebê pode nascer com sérios problemas de saúde.
 Tipo de sangue – para identificar o tipo do seu sangue e saber se você vai precisar de acompanhamento especial (é o caso de gestantes RH negativo).
Anti-HIV – para saber se você tem vírus da AIDS.
Toxoplasmose – para saber se você tem a doença. Se não for tratada, o bebê pode nascer com sérios problemas de saúde.
HBsAG – para saber se você tem hepatite B.

Solicite sua agenda da gestante quando for fazer sua consulta, ela trás todas as orientações que você precisa para ter uma gravidez saudável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário